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dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6pt_BR
dc.creatorSilva, Camila Josefina da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258078P7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-06T14:31:23Z-
dc.date.available2016-09-05-
dc.date.available2016-09-06T14:31:23Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2420-
dc.description.abstractThis essay deals with the topic of School Failure, as marks-crossing and experiments produced in a public school in Juiz de Fora city. The survey was conducted in elementary school (1st. through 5th. grade) during the second semester of 2011. This sets up as an analysis concerning school failure, about the marks that make up the experience in this place and also the events in the investigative field. Besides problematize the issue about the school failure, the purpose of this project is to provoke other ways to say what we are used to seeing in the research field. This research aims at making bubbling up and intensify the forces/reasons that constitute the so-called "school failure". A chatting and conversing text provokes us to think about the edges or sides that lead to the paths between school failure. We were encouraged by the clues produced in a series of documents prepared by the school, which enabled us to think about the school failure in other ways, escaping from the political, educational and socioeconomic dimensions without the intention of denying these dimensions, but this research uses transitions between them. The research is among the marks that affect us and makes us one body, a moving body with and inside the Pedagogy, and with and in the failure in school, and in and with the school. For this research we used the method of mapping to give voice to the field plan. The cartographic research extends not only to the descriptive processes or in the classification of objects. The cartography is concerned to trace the constant process of production. This method allowed us to write another entry in the investigative field, escaping from a planned field, with pre-established borders.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a temática do Fracasso Escolar, enquanto marca-experiências-travessia produzidas numa escola pública da rede municipal de Juiz de Fora. A pesquisa foi realizada no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) no segundo semestre do ano de 2011. Esta se configura numa problematização em torno do fracasso escolar, das marcas da experiência que constituem esse lugar e também dos acontecimentos do campo investigativo. Além de problematizar a temática em torno do fracasso escolar a proposta deste projeto é provocar outros modos de dizer aquilo que estamos habituados a ver no campo da pesquisa. Esta pesquisa objetiva-se em fazer borbulhar e intensificar as forças que constituem o dito “fracasso escolar”. Um texto conversando e conversante nos provoca a pensar nas bordas, ou nas laterais que levam ao entre das veredas do fracasso escolar. Fomos estimuladas pelas marcas da produção de uma série de documentos elaborados pela escola, o que nos possibilitou pensar o fracasso escolar por outras vias, escapando das dimensões políticas, pedagógicas e socioeconômicas, sem o intuito de negar essas dimensões, mas a pesquisa transita entre elas. A investigação passa por entre as marcas que nos afetam e nos constitui um corpo, um corpo em movimento, na e com a Pedagogia, no e com o fracasso escolar, na e com a escola. Para esta pesquisa utilizamos o método da cartografia para dar voz ao plano de campo. A pesquisa cartográfica não se estende somente aos processos descritivos ou na classificação dos objetos. A cartografia se preocupa em traçar o processo constante de produção. Este método nos possibilitou compor outra entrada no campo investigativo, fugindo de um campo traçado, com fronteiras preestabelecidas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subjectMarkspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConversas com o fracasso escolar: marcas e experiências de uma travessiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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