Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2411
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariafernandavanerven.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Sandra Regina Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707741P4pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.creatorErven, Maria Fernanda Van-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257963J5pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-06T14:20:25Z-
dc.date.available2016-09-05-
dc.date.available2016-09-06T14:20:25Z-
dc.date.issued2013-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2411-
dc.description.abstractThe museums, all over the world, have been growing and highlighting, over the last few decades, as new modalities of educational spaces. The activities directed to the public, along with educational actions, gained increasing space and importance inside the museums. Within this context emerged Heritage Education. The aim of the actions of Heritage Education, in a given prospect, is the Heritage itself and not the established relations between the subjects and the heritage. What I realized, in some projects and actions, is a detachment and a non-identification of the subject and the patrimonial property. Such fact motivated me to seek to understand how is the relation of the visiting subject with the museum and with the musealized objects, in other words, his reactions, reading processes, behaviors and emotions awaken and triggered by museums – in the case of this work, in children. We sought to investigate the position of the children of José Calil Ahouagi Municipal School, from two different perspectives of museums: the Murilo Mendes Art Museum and the Railway Museum. The methodological alternative chosen was qualitative approach of ethnographic inspiration. Chosen as investigation strategies were: participant observation, pictures, dialogues and the interpretation of the material produced by the children, derived from the visitation processes, such as photos, school works and letters. Prioritized the conceptual work proposed by Bakhtin about the mediations and pedagogical dialogues, associating it to the museum space and, along with this referential, dialogued with central authors by the reflection on the field of Education in Museums, such as Andreas Huyssen, Mario Chagas, Regina Abreu, Francisco Régis Lopes Ramos. By the end, I could diagnose that the children, by having the opportunity of knowing a space of culture and of memories, that is not always accessible to periphery children, such as museums, have visited them searching, permanently, for read its’ objects and the museum space itself, constituting explanatory and temporal logics for what they saw. The museum has become a space of discoveries, adventures, inventions and, specially, multiple and plural learnings.pt_BR
dc.description.resumoOs museus, em todo mundo, têm crescido e se destacado, ao longo das últimas décadas, como novas modalidades de espaços educativos. As atividades direcionadas para o público, juntamente com as ações educativas, ganharam cada vez mais espaço e importância dentro dos museus. Dentro desse contexto, surgiu a Educação Patrimonial. O alvo das ações de Educação Patrimonial, em uma dada perspectiva, é o próprio patrimônio e não as relações estabelecidas entre os sujeitos e o patrimônio. O que percebi, em alguns projetos e ações, é um distanciamento e uma não identificação do sujeito com o bem patrimonial. Tal fato me motivou a buscar compreender como é que se dá a relação do sujeito visitante com o museu e com os objetos musealizados, ou seja, suas reações, processos de leitura, comportamentos e emoções despertados e disparados por museus – no caso deste trabalho, em crianças. Procurou-se investigar a posição das crianças da Escola Municipal José Calil Ahouagi, a partir de duas perspectivas diferentes de museus: o Museu de Arte Murilo Mendes e o Museu Ferroviário. A alternativa metodológica utilizada foi abordagem qualitativa de inspiração etnográfica. Foram adotadas como estratégias de investigação: observação participante, fotografias, diálogos e a interpretação dos materiais produzidos pelas crianças, derivados do processo das visitas, tais como fotografias, trabalhos escolares e cartas. Priorizou-se o arcabouço conceitual proposto por Bakhtin acerca das mediações e interlocuções pedagógicas, associando-o ao espaço museal e, juntamente com esse referencial, dialogou-se com autores centrais à reflexão sobre o campo da Educação em Museus, tais como Andreas Huyssen, Mario Chagas, Regina Abreu, Francisco Régis Lopes Ramos. Ao final, pude diagnosticar que as crianças, ao terem a oportunidade de conhecer um espaço de cultura e de memória, que nem sempre é acessível a crianças de periferia, como os museus, os visitaram buscando, permanentemente, interpretar seus objetos e o próprio espaço museal, constituindo lógicas explicativas e temporais para o que viram. O museu se tornou um espaço de descobertas, de aventuras, de invenção e, em especial, de aprendizagens múltiplas e plurais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAprendizagem em museuspt_BR
dc.subjectRelação museu-escolapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectLearning in museumspt_BR
dc.subjectMuseum-school relationpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCrianças no templo das musas: mediadores culturais e aprendizagens em museuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.