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dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Wedencley Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777783E5pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1pt_BR
dc.creatorPaula, Francislene Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238547U7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-06T14:16:41Z-
dc.date.available2016-09-02-
dc.date.available2016-09-06T14:16:41Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2400-
dc.description.abstractThis dissertation aims to distinguish representations and identity projections of the new C class on the popular newspapers' pages. It attempts to understand what identity discourses are being built, and which senses about this social group are circulating on the pages of these newspapers and in the Brazilian imagination. Over the past years, Brazil has witnessed the emergence of a new Brazilian middle class, resulting in particular from economic changes in the country. It enabled the social rise of 35 million Brazilians emerging from a situation of extreme social vulnerability to a new economic and social level. At the same time, we witness the expansion of popular printed newspapers that have the popular classes as preferred readers. Those people now have access to symbolic goods such as newspapers, whose elitist character - either by value or language, made them restricted to the most affluent society. In general, the popular newspapers prioritize delivery service, instant daily life, and entertainment of their preferred readers setting other criteria of newsworthiness. Based on the analysis of newspapers Meia Hora and Super Notícia, we seek to infer which identity representations about the new middle class are being forged according to Cultural Studies. This study understands the identity phenomenon as a phenomenon essentially symbolic with narrative and discursive construction. The background thread concerns a possible tension between representations that claims for a citizenship space to these individuals, or a representation that allows a substantially economic reading about this social phenomenon. The survey allowed us to realize that in a movement towards the new middle class, popular newspapers are becoming hybrid symbolic boundaries of an area that is still under construction. More than delimited representations, we find an attempt to engage dialogue with an interlocutor who is also moving.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação objetiva distinguir as representações e projeções identitárias da chamada nova classe C nas páginas dos jornais impressos populares, numa tentativa de entender quais discursos identitários estão sendo construídos e quais sentidos sobre esse grupo social estão circulando nas páginas desses jornais e no imaginário brasileiro. Nos últimos anos, o Brasil presenciou o surgimento de uma nova classe média brasileira, decorrente, sobretudo, das mudanças econômicas ocorridas no país que possibilitaram a ascensão social de 35 milhões de brasileiros, saídos de uma situação de vulnerabilidade social extrema para esse novo patamar econômico e social. Ao mesmo tempo, presenciamos a expansão, em tiragem, de jornais impressos de cunho popular que têm como leitores preferenciais as pessoas das classes mais populares, que passam a ter acesso a bens simbólicos, como os jornais impressos, cujo caráter elitista – seja pelo valor, seja pela linguagem adotada, fez com que ficassem restritos, sobremaneira, às camadas mais abastadas da sociedade. Os jornais populares priorizam, em geral, a prestação de serviços, o cotidiano imediato e o entretenimento dos seus leitores preferenciais, estabelecendo outros critérios de noticiabilidade. A partir da análise dos jornais Meia Hora e Super Notícia, buscaremos inferir quais representações identitárias sobre a nova classe média estão sendo forjadas, à luz da tradição dos Estudos Culturais, que entendem o fenômeno das identidades como fenômenos essencialmente simbólicos, de construção narrativa e discursiva. A discussão de fundo diz respeito a um possível tensionamento entre representações que reivindicam um espaço de cidadania para esses indivíduos, ou uma representação que possibilita uma leitura substancialmente econômica desse fenômeno social. A pesquisa nos permitiu perceber que os jornais populares estão se transformando, em um movimento em direção a essa nova classe média, que ocupa um lugar híbrido, um espaço de fronteiras simbólicas que ainda está em construção. Mais do que representações delimitadas, encontramos uma tentativa de travar diálogo com um interlocutor que também está em movimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJornais popularespt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.subjectNova classe médiapt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectPopular newspaperpt_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectHybridismpt_BR
dc.subjectNew middle classpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleEm busca de um leitor de fronteiras: representações e projeções identitárias da nova classe média brasileira nos jornais populares Super Notícia e Meia Horapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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