Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2370
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
antoniocarlosoliveirademagalhaes.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gomes, José Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792093J2pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Alexandre Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764707J6pt_BR
dc.creatorMagalhães, Antonio Carlos Oliveira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4485573Z6pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-19T12:41:36Z-
dc.date.available2013-08-18-
dc.date.available2016-08-19T12:41:36Z-
dc.date.issued2013-03-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2370-
dc.description.abstractIn this work we will present a project developed for the High School. We will show in elapsing of this work as the re ection transformations, translation and dilation (compression) they a ect the graphs of the functions in a general way, until we arrive to the study of the trigonometrical functions. All the graphs presented in this work were obtained with the use of the Maxima and the activity in classroom was developed using Geogebra. The main idea of our work is to do with that the students initially make the activities in classroom and later using the resources computacionais makes a veri cation of the obtained results, we will divide the students in groups and to accompany the income of each group.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos um projeto desenvolvido para o Ensino Médio. Iremos mostrar no decorrer deste trabalho como as transformações de reflexão, translação e dilatação (compressão) afetam os gráficos das funções de uma maneira geral, até chegarmos ao estudo das funções trigonométricas. Todos os gráficos apresentados neste trabalho foram obtidos com o uso do programa Maxima e a atividade em sala de aula desenvolvida usando o programa Geogebra. A ideia principal do nosso trabalho é fazer com que os alunos inicialmente façam as atividades em sala de aula e depois usando os recursos computacionais façam uma veri cação dos resultados obtidos. Iremos dividir os alunos em grupos e acompanhar o rendimento de cada grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTransformaçõespt_BR
dc.subjectGráficos de funçõespt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTransformationspt_BR
dc.subjectGraphs of Functionspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUtilizando Geogebra em sala de aula no estudo de transformações aplicadas às funções trigonométricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.