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dc.contributor.advisor1Domingues, Beatriz Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780136A6pt_BR
dc.contributor.referee1Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786420D6pt_BR
dc.contributor.referee2Karnal, Leandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703669Z5pt_BR
dc.creatorPereira Neto, Daiana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4433250H5pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-05T11:49:43Z-
dc.date.available2016-08-04-
dc.date.available2016-08-05T11:49:43Z-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2296-
dc.description.abstractThis essay aims to record the use of the characters Próspero, Ariel and Caliban, from the penultimate Shakespeare’s play, The Tempest, in Latin America, during the century XIX and XX century. In order to achieve this aim, it was divided in four chapters. The first one intends to approach the main characteristics of The Tempest, and of its author, Willian Shakespeare. The second one analyses three authors’ interpretations: Paul Groussac, Rubén Darío and José Enrique Rodó. These thinkers are chronolycaly the first to use the characters on American land, which is marked by the Hispano-American War of 1898. The third chapter aims to understand the differences in the use of the Shakespearians metaphors in the 1960’s and 1970’s. Again, it selects three authors to record this new perception: George Lamming, Aimé Césaire and Roberto Fernández Retamar. The fourth and last chapter analyses the essay O Espelho de Próspero, by the North American historian Richard Morse.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa dissertação é historiar o uso das personagens Próspero, Ariel e Caliban, provenientes da penúltima peça de Shakespeare, A Tempestade, na América Latina, desde o final do século XIX até fins do século XX. Para alcançar tal objetivo o trabalho foi dividido em quatro capítulos. O primeiro busca analisar as características mais marcantes da peça A Tempestade, bem como seu autor, Willian Shakespeare. O segundo capítulo analisa a interpretação de três autores: Paul Groussac, Rubén Darío e José Enrique Rodó. Esses autores foram os primeiros a utilizar as personagens em solo americano a partir da Guerra Hispano-Americana de 1898. O terceiro capítulo tem como objetivo compreender a diferença no uso das metáforas shakespearianas nas décadas de 1960 e 1970. Elencamos novamente três autores para historiar essa nova percepção: George Lamming, Aimé Césaire e Roberto Fernández Retamar. O quarto e último capítulo analisa a obra O Espelho de Próspero, do historiador norte-americano Richard Morsept_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectA Tempestadept_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectPrósperopt_BR
dc.subjectAriel e Calibanpt_BR
dc.subjectThe Tempestpt_BR
dc.subjectLatin Americapt_BR
dc.subjectProsperopt_BR
dc.subjectAriel and Calibanpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleDe Paul Groussac a Richard Morse: apropriações e releituras de A Tempestade de Shakespearept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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