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dc.contributor.advisor1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee1Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee2Thielmann, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796441H7pt_BR
dc.creatorGoulart, Janaina Moreira de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8088546U1pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-04T11:29:56Z-
dc.date.available2016-08-03-
dc.date.available2016-08-04T11:29:56Z-
dc.date.issued2015-12-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2290-
dc.description.abstractThis research, developed for the Post Graduation program in Professional Public Education Management and Assessment (PPGP) of Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), aimed to analyses the entrepreneurship in school management, focusing on two state public school management practices, in the city of Duque de Caxias, Rio de Janeiro. The following question had been delimited: In spite of an adversity context, can these innovative practices, developed in these two schools, be considered examples of entrepreneurship applied to school management, followed by it results? To answer this question, it is necessary to report the context and the structure of SEEDUC/RJ, the Education Secretary of the State of Rio de Janeiro, as well as to present and describe the schools, in their particularities, pointing their results along 2011 to 2013. The research consists of a qualitative case study, applying semi-structured interview and observation as data collecting method. Bibliographic research and document analysis were also used. The field research data was examined in the light of concepts and discussions brought by Filion (1999a, 1999b and 2000), Lück (2000, 2010 and 2013), McClelland (1961) Mintzberg (2010), Oliveira (2011) and Souza Neto (2008). Through this analysis, it was possible to notice enterprising characteristics present in practices and actions of both managers. Therefore, an Educational Action Plan, was proposed oriented towards the composition of Permanent Forum of Managers, having as its mediators the managers whose profiles were similar to the research subjects, so that the innovative practices could be spread, as well as the entrepreneurship could be fomented through school managers, establishing, thus, a continuous learning, a management improvement, building, in this way, a networking learning.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve como foco de estudo o empreendedorismo na gestão escolar, tendo como recorte de pesquisa as práticas gestoras de duas escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro, no município de Duque de Caxias. A partir disso, foi delimitada a seguinte questão de pesquisa: as práticas inovadoras desenvolvidas por estas duas gestões, mesmo diante de um contexto de adversidades, seguido dos avanços de seus resultados, podem ser consideradas como um empreendedorismo aplicado à gestão escolar? Para responder a questão, fez-se necessário retratar o contexto e a estrutura da SEEDUC/RJ, bem como apresentar as Unidades Escolares, descrevendo-as nas suas particularidades, apontando os seus resultados ao longo do triênio 2011-2013. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso de base qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados, a entrevista com roteiro semiestruturado e a observação. Também foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os dados da pesquisa de campo foram analisados a partir de conceitos e discussões trazidos por Filion (1999a, 1999b e 2000), Lück (2000, 2010 e 2013), McClelland (1961), Mintzberg (2010), Oliveira (2011) e Souza Neto (2008). As análises dos dados permitiram perceber caracterísitcas empreendedoras presentes nas práticas e na atuação de ambas as gestoras. Com isso, foi feita a proposição para um Plano de Ação Educacional, voltado para a composição de um Fórum Permanente de Gestores, tendo como mediadores os gestores com perfis similares aos dos sujeitos de pesquisa, a fim de que as práticas inovadoras no âmbito da gestão escolar sejam disseminadas, bem como o empreendedorismo seja fomentado entre os gestores escolares, estabelecendo assim uma aprendizagem contínua, um aperfeiçoamento das gestões, criando, dessa forma, uma aprendizagem em rede.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPráticas gestoraspt_BR
dc.subjectCapacitação e desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectManaging practicespt_BR
dc.subjectTraining and developmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEmpreendedorismo na gestão escolar no município de Duque de Caxias/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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