Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2288
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dulcymardemellogonçalvespimenta.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee2Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766106Y6pt_BR
dc.creatorPimenta, Dulcymar de Mello Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213271J8pt_BR
dc.date.accessioned2016-08-04T11:15:38Z-
dc.date.available2016-08-03-
dc.date.available2016-08-04T11:15:38Z-
dc.date.issued2015-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2288-
dc.description.abstractThis work, an Educational Action Plan (PAE), aims to analyze the management actions that contribute to the implementation of the intervention program Pedagógica- PIP / CBC and positively impact the performance of students in three public schools in the state of Minas Gerais / Brazil. Therefore, we sought to know the stages of implementation of this public policy, analyze the graphs of results of SIMAVE the external evaluations of the surveyed schools and comprehending to what extent management actions has contributed for the improved of the results and implementation of the PIP / CBC. Thus, in the first chapter, we conducted a description of the surveyed schools, presenting the general characteristics of the institutions and the educational results of the evaluations of PROEB and IDEB. On the second chapter, the study was based on Luck’s works related to school management and its dimensions and on Leadership profiles researched by Polon. It was also conducted an analysis of management actions under the perspective of such authors and Eduardo Conde. The methodology used was the qualitative through several instruments such as observation of the daily life of managers, report analysis, educational magazines and semi-structured interviews. The study shows the existence of good practices developed by the management who was surveyed in this study which positively impacted the evolution of the results and the implementation of the PIP, but, for the other hand, we found actions that need to be improved to achieve better results and effectiveness of the policy. Thus, the third chapter was dedicated to proposing an Action Plan with the main goal the create a Guide with good practices for school managers and proposals to solve the fragile points highlighted in this study, disseminating them to another schools of this jurisdiction.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, um Plano de Ação Educacional (PAE), tem por objetivo analisar as ações gestoras que contribuem para a implementação do Programa de Intervenção Pedagógica- PIP/CBC e impactam positivamente no desempenho dos alunos em três escolas públicas do Estado de Minas Gerais/Brasil. Para tanto, buscou-se conhecer as fases de implementação dessa política pública, analisar os gráficos de resultados das avaliações externas do SIMAVE das escolas pesquisadas e compreender até que ponto as ações gestoras contribuem para a melhoria dos resultados e implementação do PIP/CBC. Desta forma, no primeiro capítulo realizase uma descrição das escolas pesquisadas, apresentando as características gerais das instituições e os resultados educacionais das avaliações do PROEB e IDEB. No segundo capítulo, embasa-se o estudo nas obras de Luck referentes a gestão escolar e suas dimensões, no texto perfis de Liderança de Polon. Foi realizado, ainda, uma análise das ações gestoras a luz dessas autoras e de Eduardo Condé. A metodologia utilizada foi qualitativa através de instrumentos diversificados como observação do cotidiano dos gestores, análise de relatórios, revistas pedagógicas e entrevistas semiestruturadas. O estudo aponta a existência de boas práticas desenvolvidas pelas equipes gestoras das instituições pesquisadas que impactaram positivamente a elevação dos resultados e a implementação do PIP, mas, também identificou ações que precisam ser melhoradas para a obtenção de melhores resultados e eficácia da política. Sendo assim, o terceiro capítulo destina-se à proposição de um Plano de Ação tendo como objetivo central a elaboração de um Guia de Boas Práticas dos Gestores escolares e proposições para solucionar as fragilidades evidenciadas por este estudo, disseminando-as para todas as escolas da jurisdição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectBoas práticas de gestãopt_BR
dc.subjectPrograma de Intervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectPIP/CBCpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectGood management practicespt_BR
dc.subjectEducational Intervention Programpt_BR
dc.subjectPIP / CBCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Programa de Intervenção Pedagógica- PIP/CBC em três escolas da SRE - Curvelo: análise das ações gestoras que contribuem para a melhoria dos resultados externospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.