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dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Daniella de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266087E0pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Alba Pedreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766994D8pt_BR
dc.creatorTavares , Carlos Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329939T4pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T15:46:30Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2015-12-15T15:46:30Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/227-
dc.description.abstractThe dialogues undertaken by the various forms of artistic expression characterize the entire history of humanity. In the twentieth century it is clear the influence of the media and technical devices in research and artistic creations. In different ways and styles, the dance, which has also undergone significant changes, both in the artistic context, and in the educational and social, uses the whole evolution of media in their creations, from those who already belonged to the dance, historically, as lighting and music, to the more recent use of cameras, image projectors and other technological means. Thus this dissertation investigates the intermedial relations between dance, image, theater and music in spectacles Cia Ormeo, dance company residing in Cataguases (MG) and that placed in the contemporary dance dialogue, theater, music and audiovisual media, by means of the image projection. The company was run by Daniela Guimarães and was active between 2003 and 2013, one of the few artistic groups from the city of Cataguases and region, which obtained an artistic trajectory through public resources to promote culture. The works analyzed were Barco (2006), Nha fala (2005) and Uma mulher vestida de sol (2007) for the analysis, the theoretical ground the concept of intermediality, by various authors and especially Irina Rajewsky. The Cia Ormeo’s gigs have intermedial characteristics, since many artistic elements are interconnected through dance. Note that the dance has a strong communicative component incorporating the features of the other arts and recreates scenically. Thus, the choreography and assemblies Cia Ormeo in enhancing the aesthetic characteristics of theater, through its representations; music, through the differential treatment of voice and sounds and audiovisual through the image-body dialogue.pt_BR
dc.description.resumoOs diálogos empreendidos pelas diversas formas de expressões artísticas caracterizam toda a história da humanidade. No século XX é evidente a influência dos meios de comunicação e aparatos técnicos nas pesquisas e criações artísticas. De diferentes modos e estilos, a dança, que também passou por mudanças significativas, tanto no âmbito artístico, quanto nos âmbitos pedagógicos e sociais, utiliza de toda a evolução das mídias em suas criações, desde aqueles que já pertenciam à dança, historicamente, como a iluminação e a música, até o uso mais recente de câmeras, projetores de imagens e outros meios tecnológicos. Desta forma esta dissertação buscou analisar as relações intermidiáticas entre a dança, a imagem, o teatro e a música nos espetáculos da Cia Ormeo, companhia de dança que residia em Cataguases (MG) e, que colocava em diálogo a dança contemporânea, o teatro, a música e os meios audiovisuais, por meio da projeção de imagens. A companhia foi dirigida por Daniela Guimarães e esteve em atividade entre 2003 e 2013, sendo um dos poucos grupos artísticos da cidade de Cataguases e região, que obteve uma trajetória artística através de recursos públicos de fomento à cultura. Foram escolhidos os trabalhos Barco (2006), Nha fala (2005) e Uma mulher vestida de sol (2007) para a análise, tendo como base teórica o conceito da intermidialidade, através de vários autores e principalmente de Irina Rajewsky. Os espetáculos da Cia Ormeo possuem características intermidiáticas, uma vez que diversos elementos artísticos se interconectam através da dança. Nota-se que a dança tem uma forte componente comunicativa que incorpora as características das outras artes e as recria cenicamente. Sendo assim, as coreografias e montagens da Cia Ormeo potencializam as características estéticas do teatro, por meio de suas representações; da música, por meio do tratamento diferenciado da voz e dos sons e do audiovisual, por meio do diálogo imagem-corpo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectDança e tecnologiapt_BR
dc.subjectCia Ormeopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectDança contemporâneapt_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectDance and tecnologypt_BR
dc.subjectOrmeo Companypt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subjectContemporary dancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSobre a dança e outras mídias: um estudo sobre a intermidialidade nos trabalhos da Cia Ormeo (MG)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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