https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2271
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lucianoizidorodeborba.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Álvaro João Magalhães de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Paula, Kelmer Esteves de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moreira, Ana Rosa Costa Picanço | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santiago, Mylene Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770233J2 | pt_BR |
dc.creator | Borba, Luciano Izidoro de | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337390E3 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-29T15:22:55Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28 | - |
dc.date.available | 2016-07-29T15:22:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2271 | - |
dc.description.abstract | The theme of this study is associated with the expansion of investment in equipment in state schools the jurisdiction of the Regional Superintendent of Carangola Education (SRE Carangola), and these investments have not impacted efficiently and effectively in the use of educational technologies in these schools as the perception of the Educational Technology Center (NTE). Thus, the following question arises, which is characterized as the central research problem: what are the main reasons for the under-utilization of computer labs? In this context, the research aims to analyze the dynamics of use of computer labs in state schools the jurisdiction of SRE Carangola and propose alternatives to optimize this process. To achieve this purpose, we use a qualitative methodology basis, with questionnaires in two stages: the first with the technicians of the NTE; and the second with school administrators and some teachers from two state schools in the city of Carangola. The data obtained in the first stage of the research showed that the underutilization of computer labs. Through the second step, we identified some difficulties in the use of such spaces and got suggestions for further pedagogical use of computer labs, as the perception of school managers and teachers. We also analyzed four successful actions regarding the use of computer laboratories in public schools. Therefore, we developed an educational action plan, aiming at a greater educational use of said spaces of state schools under the jurisdiction of SRE Carangola. The proposal involves a training process in educational technology area for school administrators and teachers; the implementation of monitoring grants; and the implementation of an action protocol for the pedagogical use of computer labs. | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática do presente estudo está associada à expansão dos investimentos em equipamentos nas escolas estaduais da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Carangola (SRE de Carangola), sendo que tais investimentos não têm impactado de forma eficiente e eficaz no uso das tecnologias educacionais nessas escolas, conforme a percepção do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). Diante disso, surge o seguinte questionamento, que se caracteriza como o problema central da pesquisa: quais seriam os principais motivos da subutilização dos laboratórios de informática? Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica do uso dos laboratórios de informática nas escolas estaduais da jurisdição da SRE de Carangola e propor alternativas para otimizar esse processo. Para atingir esse propósito, utilizamos uma metodologia de base qualitativa, com a aplicação de questionários em duas etapas: a primeira com os técnicos do NTE; e a segunda com gestores escolares e alguns professores de duas escolas estaduais do município de Carangola. Os dados obtidos na primeira etapa da referida pesquisa apontaram a subutilização dos laboratórios de informática. Por meio da segunda etapa, identificamos algumas dificuldades para o uso de tais espaços e obtivemos sugestões para um maior aproveitamento pedagógico dos laboratórios de informática, conforme a percepção de gestores escolares e docentes. Analisamos também quatro ações exitosas referentes ao uso dos laboratórios de informática de escolas públicas. Por conseguinte, elaboramos um plano de ação educacional, objetivando um maior aproveitamento pedagógico dos referidos espaços das escolas estaduais da jurisdição de SRE de Carangola. Tal proposta envolve um processo de capacitação na área de tecnologia educacional para gestores escolares e professores; a implementação de bolsas de monitoria; e a implantação de um protocolo de ações para o uso pedagógico dos laboratórios de informática. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios de informática | pt_BR |
dc.subject | Subutilização | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Computer labs | pt_BR |
dc.subject | Underspending | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A subutilização dos laboratórios de informática nas escolas estaduais da SRE de Carangola: uma análise a partir da percepção de gestores e professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.