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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee2Pinheiro, Cristiano Max Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751432P6pt_BR
dc.creatorRodrigues, Francisco Maia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4970871P8pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-15T15:46:07Z-
dc.date.available2015-12-15-
dc.date.available2015-12-15T15:46:07Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/226-
dc.description.abstractThis research proposes to map and analyze a specific model of advertising in video games and the impact of this strategy on the behavior of players. Among the existing classifications, we will be working with the “in-game advertising” - corresponding to the insertion of a product or brand in a game developed by a producer without direct links to advertisers. The level of connection between advertising and the game context (congruency) can cause different effects in user memory, influencing their affinity with the brand, purchase intention, among other elements. Peirce’s pragmaticism and it’s methodological tools will guide this work, supported by authors such as Huizinga, Santaella, Jenkins, Edery, Mollick and others. In order to test the effectiveness of ingame advertising it was conducted a qualitative research with a group of enthusiastic players to assess the possible effects of consistent advertising in cyberspace of a video game. The FIFA World Cup Brazil 2014 game, developed by Electronic Arts, was chosen for this purpose because it contains in-game advertising and advertising congruent with the game context. In short, with this work we aim to understand the communication effectiveness of advertising congruent with the context of a video game, assessing the perspective of the consumers.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propõe mapear e analisar um modelo específico de publicidade nos jogos eletrônicos e as repercussões dessa estratégia no comportamento dos jogadores. Entre as classificações existentes, será trabalhado o in-game advertising – correspondente à inserção de um dado produto ou marca em um jogo desenvolvido por uma produtora sem vínculos diretos com os anunciantes. O nível de conexão entre a publicidade e o contexto do jogo (congruência) pode causar diferentes efeitos na memória do usuário, influenciando sua afinidade com a marca, intenção de compra, entre outros aspectos. O pragmaticismo de Peirce e suas ferramentas metodológicas nortearão a realização deste trabalho, amparado por autores como Huizinga, Santaella, Jenkins, Edery, Mollick e outros. A fim de testar a eficácia do in-game advertising foi conduzida uma pesquisa qualitativa com um grupo de jogadores entusiastas para avaliar os possíveis efeitos da publicidade congruente no ciberespaço de um jogo eletrônico. O jogo 2014 FIFA World Cup Brazil, da Electronic Arts, foi escolhido para este propósito por conter in-game advertising e publicidade congruente com o contexto do game. Em suma, busca-se com este trabalho compreender a eficácia comunicacional de mensagens publicitárias congruentes com o contexto de um jogo eletrônico, avaliando a perspectiva da recepção.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectIn-game advertisingpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectCongruênciapt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectIn-game advertisingpt_BR
dc.subjectVideogamespt_BR
dc.subjectCongruencypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleJogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertisingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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