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dc.contributor.advisor1Silveira, Emerson José Sena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709229U4pt_BR
dc.contributor.referee1Berkenbrock, Volney José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708342D2pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Maria da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753591T3pt_BR
dc.creatorDomingues, Márcio Luiz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731776T6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-28T12:12:46Z-
dc.date.available2016-07-27-
dc.date.available2016-07-28T12:12:46Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2248-
dc.description.abstractThis research aims to examine the relationship between prevention, treatment and cure of diseases — physical, mental and spiritual —, from the action of unofficial religious therapeutic represented by Umbandists knowledge, within the Umbanda’s Terreiro Cabana do Pai Tobias (Father Tobias’ Hut), in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. Besides that, I seek to identify the behavior of the goers and the terreiro leaders, related to the disease’s issue, health and seek of healing, also trying to comprehend how the terreiro members understand these concepts. I developed over two years are search field based on participant observation, records in field journal, plus sixteen semi-structured interviews with mediums and goers, and systematic readings of several authors, experts on the subject of my study. I observed the ritual activities of cure of the terreiro, with emphasis on the work of Mãe de Santo (Mother of Saints) and mediums, seeking a comprehension of the effect of these rituals over the people of saints and other goers. I noticed that this terreiro translates it’s religious thought into a set of symbolic representations that aim actions to the cure of several diseases and many other imbalances that affect its leaders and goers. Besides that the disease is perceived by them as something much more complex than a physical or mental harm that needs to be treated: it is a disorder more complex, derived from spiritual factors and individual behaviors and thoughts. The hosting and the listening are really important in the formation of the support network to those who seek therapeutic-magic-religious assistance in the terreiro and, the religious action is focused on the healing of spiritual and non-spiritual diseases and their prevention.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre prevenção, tratamento e cura de doenças — físicas, mentais e espirituais —, a partir da ação da terapêutica religiosa não oficial representada pelos saberes umbandistas, no espaço do terreiro de Umbanda Cabana do Pai Tobias, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Além disso, procuro identificar o comportamento dos frequentadores e dirigentes do terreiro, frente à questão da doença, saúde e busca de cura, além de procurar compreender como os membros do terreiro entendem esses conceitos. Desenvolvi, ao longo de dois anos, uma pesquisa de campo, baseada em observação participante, registros em diário de campo, além de dezesseis entrevistas semiestruturadas com médiuns e frequentadores e leituras sistemáticas de diversos autores especialistas no tema do meu estudo. Observei as atividades rituais de cura dos dirigentes do terreiro, com ênfase no trabalho da Mãe de Santo e médiuns, buscando uma compreensão do efeito destes rituais sobre o povo de santo e outros frequentadores. Constatei que esse terreiro traduz em seu pensamento religioso um conjunto de representações simbólicas que visam ações para o tratamento de diversas doenças e tantos outros desequilíbrios que afetam seus dirigentes e frequentadores, além de que, a doença é entendida por eles, como algo bem mais complexo que um mal físico ou mental que precisa ser tratado: é uma desordem mais complexa, oriunda de fatores espirituais e de comportamentos pensamentos individuais. O acolhimento e a escuta, são muito importantes na formação da rede de apoio aos que procuram ajuda terapêutico-mágico-religiosa no terreiro e, a ação religiosa é voltada para a cura das enfermidades espirituais e não-espirituais, e sua prevenção.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectTerreiropt_BR
dc.subjectRedept_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectDoençapt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectCurapt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectTerreiropt_BR
dc.subjectNetworkpt_BR
dc.subjectHealthpt_BR
dc.subjectDiseasept_BR
dc.subjectPreventionpt_BR
dc.subjectCurept_BR
dc.subjectFaithpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleSaúde, doença e cura em cultos umbandistas: estudo de caso em um terreiro de umbanda na cidade de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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