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dc.contributor.advisor1Feres, Flávia Lúcia Chein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763700Y6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Monte, Daniel-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4347080U1pt_BR
dc.contributor.referee1Freguglia, Ricardo da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701518H1pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Cristine Campos de Xavier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777843E6pt_BR
dc.creatorRabelo, Alexandre Marcos Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274514P6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-27T11:30:47Z-
dc.date.available2016-07-26-
dc.date.available2016-07-27T11:30:47Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2231-
dc.description.abstractConcern about the qualifications of labor and training of specific skills has been routinely debated, especially by developing countries. In this context, much has been discussed about the technical and vocational education, their deployment models and which impacts expected policies and support to this skillset. This work represents an effort to systematize the effects of policies for professional and technological education (EPT). Thus, this work aims to build a signaling model in the labor market to check the effects of public policies that affect access to EPT courses.More specifically, the model here developed begin from the analysis of parameters typically used by public policies, such as the granting of scholarships, extending the offer of vacancies in the public network and lowering the cost of obtaining student loans,to seek as these actions have an impact on wage gains arising from the conclusion of the EPT in comparison with those who attended higher education and secondary education. The main result of the theoretical model is the fact that some public policies that seek to expand access to vocational education, can have the reverse effect, increasing wage inequality between vocational and college education. This is due to the weakening of vocational education as worker productivity signal. With the objective to verify if this occurs empirically was performed a pet of an equation of salary using the methodology of differences in differences with matching from data from the Monthly Employment Survey (PME / IBGE). It is evidence that the results of the theoretical model occur in Brazil, mainly in the service sector.pt_BR
dc.description.resumoA preocupação com a qualificação da mão-de-obra e da formação de habilidades específicas vem sendo rotineiramente debatido, principalmente por países em desenvolvimento. Nesse contexto, muito se tem discutido sobre a educação técnica e profissional, seus modelos de implantação e quais impactos esperar de políticas de fomento a essa qualificação. Esse trabalho representa um esforço para sistematizar os efeitos de políticas para o Ensino profissional e tecnológico(EPT). Assim, o presente trabalho tem como objetivo construir um modelo de sinalização no mercado de trabalho para verificar os efeitos de políticas públicas que afetem o acesso a cursos de EPT. Mais especificamente, o modelo aqui desenvolvido parte da análise de parâmetros normalmente utilizados por políticas públicas, como concessão de bolsas de estudo, ampliação da oferta de vagas na rede pública e diminuição do custo de obtenção de crédito estudantil, busca-se como essas ações impactam nos ganhos salariais advindos da conclusão do EPT em comparação com quem cursou ensino superior e ensino médio. O principal resultado do modelo teórico diz respeito ao fato de que algumas políticas públicas que buscam ampliar o acesso ao ensino profissional, podem ter efeito reverso, aumentando a desigualdade salarial de quem cursa ensino técnico em relação a quem cursa ensino superior. Isso pode ser explicado devido ao enfraquecimento do ensino profissional como sinal do produtividade do trabalhador. Com o objetivo de verificar se isso ocorre empiricamente foi realizada uma estimação de uma equação de salários utilizando a metodologia de diferenças-em-diferenças com pareamento, a partir de dados da Pesquisa Mensal do Emprego (PME/IBGE). Encontram-se indícios que os resultados do modelo teóricos ocorrem no Brasil, principalmente no setor de serviços.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectSinalização no mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectDiferenças salariaispt_BR
dc.subjectVocational educationpt_BR
dc.subjectSignaling in job marketpt_BR
dc.subjectWage inequalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleAcesso ao ensino técnico profissionalizante e seus retornos salariais no Brasil: uma análise a partir de um modelo de sinalização no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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