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dc.contributor.advisor1Gonçalves, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703430U2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Feres, Flávia Lúcia Chein-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763700Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Suzana Quinet de Andrade-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706949H3pt_BR
dc.contributor.referee2Rapini, Márcia Siqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765682H8pt_BR
dc.creatorDuarte, Maria Gabriela Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-27T11:28:56Z-
dc.date.available2016-07-26-
dc.date.available2016-07-27T11:28:56Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2224-
dc.description.abstractStudies on the scientific and technological production are important because they allow the mapping of its determinants, helping leaders of educational institutions and funding agencies in their decision making. The Brazilian scientific and technological university has grown substantially in the 2001-2011 period. The number of scientific publications increased 121.4% and the number of patent applications 1211.3%. . In this work we evaluated the relation between the university scientific-technological production and its inputs, with the observation unit as the Brazilian higher education institutions. The main inputs used as explanatory variables in this study were the age of the universities, the proportion of students from each educational institution, received investments, the proportion of teachers by students enrolled in graduate programs and the number of graduate programs in large areas of knowledge. Econometric models for count data are used, as the Negative Binomial and Negative Binomial Zero inflated , as well as the negative binomial model of fixed effects. The main results show that the main determinants of Brazilian scientific and technological are: the size of the university, its public nature, the ratio of teachers and students graduate and total investments and research support.pt_BR
dc.description.resumoEstudos sobre a produção científica e tecnológica são importantes em virtude de permitirem o mapeamento dos seus determinantes, auxiliando os dirigentes das instituições de ensino e agências de fomento em suas tomadas de decisão. A produção científica e tecnológica universitária brasileira cresceu substancialmente no período de 2001-2011. O número de publicações científicas cresceu 121,4% e o número de depósitos de patentes 1211,3%. . Neste trabalho foi avaliada a relação entre a produção científica-tecnológica universitária e seus insumos, tendo como unidade de observação as instituições de ensino superior brasileiras. Os principais insumos, utilizados como variáveis explicativas desse estudo, foram idade das universidades, proporção de discentes de cada instituição de ensino, investimentos recebidos, proporção de docentes por alunos matriculados em programas de pós-graduação e a quantidade de programas de pós-graduação nas grandes áreas de conhecimento. São usados modelos econométricos para dados de contagem, como o Binomial Negativo e o Binomial Negativo Inflado de Zeros, assim como o modelo Binomial Negativo de Efeitos Fixos. Os principais resultados mostram que os principais condicionantes da produção científica e tecnológica brasileira são: o tamanho da universidade, a sua natureza pública, a proporção de docentes e alunos de pós-graduação e os investimentos totais e os de auxílio à pesquisa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução científico-tecnológicapt_BR
dc.subjectCondicionantespt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectModelo binomial negativopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectScientific and tchnological productionpt_BR
dc.subjectConditioningpt_BR
dc.subjectHigher education instituttionspt_BR
dc.subjectNegative binomial modelpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleCondicionantes da geração de conhecimento nas universidades brasileiras: uma análise do período 2003-2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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