Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2221
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariadanatividaderamalhoborba.pdf4.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee1Guimaraes, Leda Maria de Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765674H6pt_BR
dc.contributor.referee2Lemos, Daniel Cavalcanti de Albuquerque-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770304E9pt_BR
dc.creatorBorba, Maria da Natividade Ramalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4463772E7pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-27T11:28:15Z-
dc.date.available2016-07-26-
dc.date.available2016-07-27T11:28:15Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2221-
dc.description.abstractThis work was borne out of my need to discuss the Arts education at “Colégio de Aplicação João XXIII / UFJF", where I studied from 1981 to 1984, and where I have taught Arts since 1995. The survey was initiated in order to reflect both on the curriculum and on practical Art Teachings in the same school. However, along the way and after time spent with the files, the focus shifted to one of a historical nature. I found sixteen books in the school archive containing a series of annual reports by former principal Lucy Maria Brandão. In studying this rich material, I saw the possibility of looking at the general history of art education through the lens of its micro-history. Dated 1978 to 1987, the reports became the point of departure and arrival of this research, generating the following research question: "How constituted was the history of artistic education in ‘CA João XXIII’ between 1978 and 1987?" This is inspired both by post-structuralism and on Foucauldian studies (exploring the issue using the documents, including pictures), and the relationship between memory-history, as expressed in my memories and narratives collected during interviews. This study reinforces the importance of art in the “Colégio de Aplicação João XXIII” constitution, giving visibility to numerous artistic practices carried out during that period. I will highlight the permanent presence of the Arts in school life that occurred across the board in the school holidays in some projects, and as a teaching resource in some subjects. I will focus on the question both the potential and challenges of Art beyond the Art discipline, and their links to the History, Memory and Subjectivity processes.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho nasceu da minha necessidade em discutir o ensino artístico do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, onde estudei de 1981 a 1984 e onde leciono Artes desde 1995. A pesquisa se iniciou com o objetivo de refletir sobre o currículo e sobre as práticas em Arte presentes no João XXIII. Durante o percurso, principalmente a partir do contato com os arquivos, o foco foi se deslocando para uma questão de cunho histórico. Encontrei no Arquivo do Colégio dezesseis livros contendo uma série de relatórios anuais feitos pela ex-diretora Lucy Maria Brandão. No contato com esse rico material enxerguei a possibilidade de olhar para a história geral do ensino artístico, pelas lentes de sua microhistória no João XXIII. Datados de 1978 a 1987, os relatórios tornaram-se ponto de partida e de chegada dessa investigação, gerando a seguinte pergunta de pesquisa: “Como foi se constituindo a história do ensino artístico no C. A. João XXIII entre 1978 e 1987?” Inspirada pelo pós-estruturalismo e por estudos foucaultianos, explorei a questão recorrendo aos documentos (que incluem fotos), e a relação entre memória-história, expressas nas minhas lembranças e nas narrativas colhidas durante as entrevistas. Esse trabalho reforça a importância da Arte na constituição do Colégio de Aplicação João XXIII, dando visibilidade a inúmeras práticas artísticas realizadas durante aquele período. Destaco a presença permanente da Arte na vida escolar, presença esta que se dava de forma transversal nas festas escolares, em alguns projetos e como recurso pedagógico em algumas disciplinas. Um convite a colocar em suspeita as potencialidades e desafios da Arte além da disciplina Arte, e suas articulações com a História, a Memória e os Processos de Subjetivação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsino artísticopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMicro históriapt_BR
dc.subjectProcessos de subjetivaçãopt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectArt educationpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectMicro historypt_BR
dc.subjectSubjective processespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre escritas, memórias e narrativas: rastros das manifestações da arte no Colégio de Aplicação João XXIII de 1978 A 1987pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.