Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2210
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosangelofernandesdeassis.pdf732.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.contributor.referee1Bom Jardim, Fernando Perlatto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735459E8pt_BR
dc.creatorAssis, Rosangelo Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4304338P6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-25T18:58:27Z-
dc.date.available2016-07-25-
dc.date.available2016-07-25T18:58:27Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2210-
dc.description.abstractConsidering the phenomenon of violence permeates the issues social, economic and cultural life of contemporary society, they aim to discuss and support the actions of educational professionals with regard to address violence at school. The theme of the research is to analyze what actions the school management to face the student violence on the aggressive behavior of young people in a public school in Manaus. With a project proposed by the teaching staff and with the participation of various actors of the educational community involved in school management sought the cases of violence and to seek more effective action, with greater participation of the family and the help of PROERD. The methodological procedure for data collection was based on questionnaires with teachers and students and interviews with the school board. The analysis of the statements and answers revealed that violence is increasing in alarming numbers in recent years, reflecting in the classroom, damaging the teaching-learning process. The main causes of violence in the school context and in turn the actions that management has taken on this fact will be addressed. It was also highlighted the difficulty of teachers to work in an interdisciplinary manner, as determined NCPs when dealing with cross-cutting themes. These findings served as the subsidies for the elaboration of an Action Plan. Finally the work highlighted the importance of in-service training, as the current world requires professional skills to deal with new situations for which initial training often not prepared them. So we ope this research could contribute to actions against violence at school as a way to review the educational practice, lead to the elucidation of issues on violence and overcome the difficulties of the educational process from the analysis and reflections necessary to face violence.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando-se que o fenômeno da violência perpassa pelas questões de ordem social, econômica e cultural da sociedade contemporânea, tenho como objetivo discutir e subsidiar as ações dos profissionais da educação no que se refere ao enfrentamento à violência na escola. O tema da pesquisa será analisar quais as ações da gestão escolar para o enfrentamento à violência estudantil diante do comportamento agressivo de adolescentes e jovens numa escola pública de Manaus. Com um projeto proposto pela equipe pedagógica e com a participação de vários atores da comunidade educativa envolvidos, a gestão escolar procurou conhecer os casos de violência e a buscar ações mais efetivas, com uma participação maior da família e a ajuda do PROERD. O procedimento metodológico para coleta de dados baseou-se em questionários com professores e alunos e entrevistas com a direção da escola. A análise dos depoimentos e das respostas revelou que a violência vem crescendo com números alarmantes nos últimos anos, refletindo em sala de aula, prejudicando o processo ensino-aprendizagem. Serão abordadas as principais causas da violência no contexto escolar e por sua vez as ações que a gestão vem tomando diante deste fato. Também foi possível constatar a dificuldade dos professores de trabalhar de forma interdisciplinar, conforme determinam os PCNs quando se tratam de temas transversais. Estas conclusões serviram de subsídios para elaboração de um Plano de Ação. Finalmente o trabalho destacou a importância da capacitação em serviço, pois o mundo atual requer dos profissionais habilidades para lidar com situações novas para as quais a formação inicial muitas vezes não os preparou. Assim, esperamos que esta pesquisa pudesse contribuir para as ações de enfrentamento à violência no ambiente escolar, como forma de se rever a prática educativa, conduzir à elucidação de questões no âmbito da violência e superar as dificuldades do processo educacional a partir da análise e reflexões necessárias ao enfrentamento às violências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPROERDpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectPROERDpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEstratégias da gestão escolar de enfrentamento a violência: uma análise da implementação do PROERD em uma escola da rede pública estadual do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.