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dc.contributor.advisor1Noronha, Jovita Maria Gerheim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708316U8pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo, Euridice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798708A7pt_BR
dc.contributor.referee2Carrizo, Silvina Liliana-
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dc.contributor.referee3Pereira, Terezinha Maria Scher-
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dc.contributor.referee4Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorToledo, Leonardo Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775501H3pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-25T18:57:25Z-
dc.date.available2016-07-25-
dc.date.available2016-07-25T18:57:25Z-
dc.date.issued2016-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2207-
dc.description.abstractThis study intends to explain how the travel guides Guia Prático, Histórico e sentimental da Cidade do Recife, by Gilberto Freyre, and Bahia de Todos os Santos, by Jorge Amado, could built a kind of political and cultural project to Recife and Salvador, respectively. On this purpose, this work starts from a reflection about foreign travelers reports about Brazil and its contributions to the formation of a picturesque look at the country, a kind view that would have influenced forcefully the construction of Brazilian national identity, in the nineteenth century . Otherwise , we try to understand how Amado‘s and Freyre‘s travels would have reflected in the composition of their guides. From the travelogue, created by a writer who is also a traveller, maybe we could think about a host-writer, that offers to the turist-reader some new elements to compose the urban imagination, wich would take part of his viewing in a real visit. The itineraries proposed by the authors also have marks of their respective ideological projects, part of a specific political and cultural context, situated between the 1930s and 1940s. So, looks like the cultural regionalism and marxist ideology punctuate the travelguides of both writers. In the intertwining of all these elements, it would be possible to check the creative process behind some topics that make up the so-called order of city signs, understood as the symbolic dimension that dialogues with the physical materiality of landscaped sets and landmarks as elements wich acts in the local identity. Thus, it would be possible to understand the approach that the authors conduct of allegedly tourist elements, such as the nature and architecture of these cities destination, in a written deviation from reports and travel guides produced by then. Rather, Amado and Freyre raise the foreground human occupation of such destinations, which is realized as a source of a specific culture that values local identity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender como os manuais de viagem Guia Prático, Histórico e sentimental da Cidade do Recife, de Gilberto Freyre, e Bahia de Todos os Santos, de Jorge Amado, constituem discursos representativos de projetos políticos e culturais para as cidades do Recife e de Salvador, respectivamente. Nesse propósito, partimos de uma reflexão sobre os relatos de viajantes estrangeiros sobre o Brasil e sua contribuição para a formação de um determinado olhar sobre o país, que teria influenciado de modo contundente a construção da identidade nacional brasileira, a partir do século XIX. De outro modo, procuramos compreender como as viagens realizadas por Amado e Freyre teriam repercutido na composição de seus guias enquanto elemento formador de uma imagem sobre ―o outro‖. Do relato de viagem, de autoria de um escritor-viajante, especula-se, portanto, o surgimento de um escritor-anfitrião, disposto a oferecer ao leitor/turista um imaginário urbano potencialmente integrador de seu olhar. Os itinerários propostos pelos referidos autores também apresentam marcas de seus respectivos projetos ideológicos e de um contexto político-cultural específico, situado entre as décadas de 1930 e 1940. Assim, aspectos como o regionalismo nordestino e a ideologia marxista pontuam as obras em questão. No entrelace de todos esses elementos, seria possível verificar a seleção e reconstrução de tópicos que integram a chamada ordem dos signos da cidade, entendida como a dimensão simbólica que interage com a materialidade física de conjuntos paisagísticos e monumentos urbanos, atuando na construção da identidade de um lugar. Dessa forma, seria possível compreender a abordagem que esses autores realizam de elementos pretensamente turísticos, como a natureza e a arquitetura dessas cidades-destino, em uma escrita que se afasta dos relatos e guias de viagem produzidos até então. Ao contrário, Amado e Freyre elevam a primeiro plano a ocupação humana de tais destinos, que passa a ser percebida como fonte geradora de uma cultura específica, que valoriza a identidade local.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura e viagempt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLiteratura e cidadept_BR
dc.subjectGuia de viagempt_BR
dc.subjectRelato de viagempt_BR
dc.subjectTravel and literaturept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectLiterature and citypt_BR
dc.subjectTravelguidept_BR
dc.subjectTraveloguept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleDo viajante ao anfitrião: os guias turísticos de Jorge Amado e Gilberto Freyrept_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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