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dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761614P5pt_BR
dc.creatorSilva, Kelly da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T15:13:35Z-
dc.date.available2016-07-19-
dc.date.available2016-07-22T15:13:35Z-
dc.date.issued2011-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2137-
dc.description.abstractConsidering that a lot of knowledge is not provided for the students by the curriculum and they learn both what is represented in the curriculum, and what it is hidden, silenced. I question why it is taught or learned from a certain way and not from another, without asking what the curriculum can offer and from this perspective; I go back to the point that it proposes training, the higher education. In this sense, the question analyzed is which gender identities that the experiences and relations established by / in the curriculum of the teachers training courses have produced and what are its possibilities of construction? Thus, I sought to know how these issues are discussed in the pedagogy courses of three institutions of Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de São João del Rei. The aim of the study was to analyze projects and / or debates about the teachers training which refer to the gender relations, sexuality and the curriculum while participants in the construction of new identities. In this work, it articulates Foucault studies, gender studies and feminist studies of the post-structuralism perspective. The research shows us all the game which is organizing discussions about gender and sexuality in the Universities. For this, reviews were completed and semi-structured interviews with coordinators of Pedagogy of the institutions. On the one hand, the developed analyses show us the importance of the discussion, the need of the University to address these issues and to have them in the education. On the other hand, it points out to us all the difficulties of structure and the culture of the university that makes impracticable this deployment. I do not propose answers here, what I seek is to offer other possibilities of thinking about the subject, different ways of seeing the formation of many of the "prejudice" experienced in the society. What I suggest are changes, as the ones I proposed.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que uma série de conhecimentos não é fornecida aos estudantes pelo currículo e que eles aprendem tanto em função do que está representado no currículo, como em função daquilo que nele está oculto, silenciado, questiono o porquê se ensina ou se aprende de uma determinada maneira e não de outra, sem interrogarmos o que estamos transmitindo por meio do currículo e, nesta perspectiva, volto ao lugar onde se propõe uma formação: o ensino superior. Nesse sentido, a questão analisada é: quais identidades de gênero que as experiências e relações estabelecidas pelo/no currículo dos cursos de formação de professores/as vêm produzindo e quais são suas possibilidades de construção? Dessa forma, procurei conhecer como esses temas são tratados nos cursos de Pedagogia de três instituições federais de Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de São João del Rei. O objetivo do estudo foi analisar projetos e/ou discursos sobre a formação de professores/as, no que se refere às relações de gênero, sexualidade e currículo, enquanto participantes da construção de novas identidades. Neste trabalho, articulam-se estudos foucaultianos, estudos de gênero e estudos feministas da perspectiva pós-estruturalista. A pesquisa nos apresenta todo o jogo que está organizando as discussões de gênero e sexualidade nas universidades. Para tanto, foram realizadas análises documentais e entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos cursos de Pedagogia das instituições. De um lado, as análises desenvolvidas nos revelam a importância da discussão e a necessidade da universidade versar sobre essas temáticas, de tratá-las na formação. Por outro lado, aponta-nos todas as dificuldades da estrutura e da cultura da universidade que inviabilizam essa implantação. Não proponho aqui, respostas; o que procuro é lançar outras possibilidades de se pensar sobre o tema, diferentes maneiras de enxergar a constituição de muitos “preconceitos” vivenciados na sociedade. O que sugiro são mudanças, como as que me propus.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de professores/aspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectTeachers trainingpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectGender and sexualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCurrículo, gênero e identidade na formação de professores/aspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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