https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2133
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
claraalencarvillacapimentel.pdf | 683.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799878T7 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carrizo, Silvina Liliana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Heloisa Toller | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780081D6 | pt_BR |
dc.creator | Pimentel, Clara Alencar Villaça | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4432613P3 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-07-22T15:12:19Z | - |
dc.date.available | 2016-07-18 | - |
dc.date.available | 2016-07-22T15:12:19Z | - |
dc.date.issued | 2011-05-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2133 | - |
dc.description.abstract | This Master thesis aims at comparatively reading the novels Um Defeito de Cor, by Ana Maria Gonçalves and Beloved, by Toni Morrison. Through Kehinde and Sethe, main characters, we observe aspects such as: slave familiar constitution, body and sexuality, heritages and memories. We analyze the conditions for the exercise of motherhood in slavery context (in which different ways the characters were prevented from performing it), as well as the consequences mother-love achieved in a scenery in which crime was the act that humanized the slave. To our understanding the novels rescue non-European narratives of the colonization of Americas, providing space for the voices that echoed in the Slave Ship‟s basement, and that, nowadays, make loud the “resonance, the echo of life and freedom” (EVARISTO, 2008, p. 10-11). Therefore, we discuss fiction and „true facts‟, as a mean of building a net of credibility to the plot. In the Introduction, we delimit the themes and approaches to the novels. In the first chapter, we observe the theoretical aspects that ground this work, such as: authorship; Black Diaspora; (Black) Feminism and Transnational Feminism. The second chapter will be dedicated to Um Defeito de Cor, focusing on: Luiz Gama; the Foreword; the Novel; Body and Sexuality; Slave Family and Heritages and Memory. Beloved will be worked in the third chapter, analyzing: Margaret Garner; the Foreword; the Novel; Body and Sexuality; Slave Family and Heritages e Memory. The fourth chapter, the conclusion, is dedicated to approaching similarities and highlighting differences, especially concerning: Familiar Constitution/Motherhood; Infanticide; the Crossing through the Atlantic; Memories. Ana Maria Gonçalves and Toni Morrison, then, fill in the role of the storyteller, who keeps alive the narrative tradition through rescuing forgotten stories and giving way to the solution of ethnical and gender conflicts. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação pretender ler comparativamente os romances Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves e Beloved, de Toni Morrison. Através de Kehinde e Sethe, suas personagens principais, observamos aspectos como: constituição familiar escrava, corpo e sexualidade, memórias e heranças. Analisamos as condições para o exercício da maternidade no contexto escravocrata (de quais diferentes maneiras as personagens foram impedidas de exercê-lo), bem como as conseqüências do amor materno num cenário em que o crime era o ato que humanizava o escravo. Entendemos que as obras resgatam a narrativa não européia da colonização das Américas, dando espaço para vozes que ecoaram nos porões do Navio Negreiro e que hoje, fazem ouvir a “ressonância, o eco da vida-liberdade” (EVARISTO, 2008, p. 10-11). Assim, discutimos sobre a ficcionalidade e veracidade dos fatos tratados em ambos os romances. Na Introdução delimitamos as temáticas e a maneira como os romances serão abordados. No primeiro capítulo observamos os aspectos teóricos que embasam este trabalho, como: a questão da autoria, a Diáspora Negra, o Feminismo (Negro) e o Feminismo Transnacional. Dedicamo-nos ao romance Um Defeito de Cor no segundo capítulo, atentando para os seguintes aspectos: Luiz Gama, o Prólogo, o Romance, Corpo e Sexualidade, a Família Escrava e Heranças e Memória. Beloved será trabalhado no terceiro capítulo, analisando: Margaret Garner, o Prólogo, o Romance, Corpo e Sexualidade, Família Escrava e Heranças e Memórias. O quarto capítulo, conclusivo, dedica-se a aproximar semelhanças e destacar diferenças, especialmente no que diz respeito a: Constituição Familiar/Maternidade; Infanticídio; a Travessia; Memórias. Ana Maria Gonçalves e Toni Morrison, assim, cumprem o papel do contador de histórias, que mantém viva a tradição narrativa através do resgate e possibilitando a resolução de conflitos étnicos e de gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Diáspora negra | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Literature | pt_BR |
dc.subject | Black diaspora | pt_BR |
dc.subject | Feminism | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | “Eu vim de lá pequenininho, alguém me avisou pra pisar neste chão devagarinho”: diálogos diaspóricos entre Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves e Beloved, de Toni Morrison | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.