Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2123
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carolinecostapereira.pdf8.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Neiva, Aurora Maria Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781996Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Gisele de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708626E1pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Patricia Nora de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778488Z4pt_BR
dc.creatorPereira, Caroline Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T15:03:44Z-
dc.date.available2016-07-18-
dc.date.available2016-07-22T15:03:44Z-
dc.date.issued2011-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2123-
dc.description.abstractThe aim of this research is to investigate the use of the genre Fairy Tale in the teaching of English reading in the context of public schools. The main research questions revolve around the inter-relation between the sociocultural and linguistic dimension in the approach of language teaching in the genre, seeking to avoid both the teaching of unrelated linguistic aspects of discursive practices and the use of genre only as a pretext for teaching lexicon and grammar. In order to meet these goals, we set up a didactical sequence, which was applied in a 9th grade class of a elementary public school in the state of Minas Gerais. To study the notion of the genre, the dialogical perspective of BAKHTIN (1953/2006) was used as a theoretical framework and the reflections of BRONCKART (2003) for the textual narrative sequence. The main theoretical basis for the development of the didactical sequence was the research of the didactical transposition made by the Group of Genebra, in particular SCHNEUWLY AND DOLZ (2004). Additionally it was referred to TURNER (1996), ZILBERMAN (2003), PROPP (1973/2010) and REUTER (2006) to describe the linguistic and sociocultural description of the genre Fairy tale. The results point to the importance of exploring properly the sociocultural dimension of the genre for the development of reading comprehension without neglecting the linguistic and textual aspect, something that proved a major challenge to be faced in the pedagogical practice.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho é investigar o uso do gênero Conto de fadas no ensino de leitura em língua inglesa no contexto da escola pública. As principais perguntas de pesquisa giram em torno da inter-relação entre a dimensão sociocultural e a dimensão linguística na abordagem didática do gênero, buscandose tanto evitar um ensino de aspectos lingüísticos desvinculado das práticas discursivas quanto usar o gênero apenas como pretexto para o ensino de léxico e gramática. A fim de atender a esses objetivos, elaborou-se uma sequência didática, que foi aplicada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental numa escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. Para o estudo da noção de gênero, utilizouse fundamentalmente como arcabouço teórico a perspectiva dialógica de BAKHTIN (1953/2006) e, sobre a sequência textual narrativa, as reflexões de BRONCKART (2003). O principal aporte para a elaboração da sequência didática foram as pesquisas sobre a transposição didática do gênero realizadas pelo Grupo de Genebra, DOLZ e SCHNEUWLY (2004) em particular. Recorreu-se também a TURNER (1996), ZILBERMAN (2003), PROPP (1973 /2010) e REUTER (2006) para a descrição linguística e sociocultural do gênero Conto de fadas. Os resultados da pesquisa apontam a relevância de se explorar adequadamente a dimensão sociocultural do gênero para o desenvolvimento da compreensão leitora, mas sem negligenciar o aspecto linguístico-textual, o que se revelou como um grande desafio a ser enfrentado na prática pedagógica.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectGenero textualpt_BR
dc.subjectEnsino de leitura em lept_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectFairytalespt_BR
dc.subjectReading comprehension in foreign languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO ensino de leitura em língua estrangeira com os contos de fada: a inter-relação entre as dimensões sociocultural e linguística do gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.