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dc.contributor.advisor1Noronha, Jovita Maria Gerheim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708316U8pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Vera Lucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798022H7pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Márcia de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorToledo, Leonardo Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775501H3pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T14:55:44Z-
dc.date.available2016-07-15-
dc.date.available2016-07-22T14:55:44Z-
dc.date.issued2011-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2108-
dc.description.abstractProposing an investigantion about the notion of autobiography in theatre, this dissertation discusses the criteria that might accredit a drama text in the autobiographical gender and their possible implications. This reflexion starts from the “autobiographical pact” concept, by Philippe Lejeune, which establishes theoretical support to this category. From this background, this research analyses Mauro Rasi’s trilogy of plays and Pérola. This corpus allows the development of the proposed discussion, as well as demonstrates the mass media acting in the reception process. Through the journalistic and publicity production, the media acts as an extra-literary way, able to fill out eventual gaps between author, narrator and character identity relationship. At last, this dissertation suggests a sort of “autobiographical pact” enlargement, so-called “pact by proxy”.pt_BR
dc.description.resumoCom objetivo de investigar a noção de autobiografia no teatro, esta dissertação discute os critérios que poderiam credenciar um texto teatral como legítimo representante das escritas de si e seus possíveis desdobramentos. A reflexão parte da noção de “pacto autobiográfico”, de Philippe Lejeune, que estabelece parâmetros teóricos para essa categoria literária. A partir desse arcabouço teórico, o trabalho analisa a chamada trilogia autobiográfica e a peça Pérola, de Mauro Rasi. O corpus em questão mostra-se oportuno por permitir o desenvolvimento da discussão proposta, assim como demonstração do papel exercido pelos meios de comunicação de massa na recepção de autobiografias. Através do aparato jornalístico e publicitário, que circunda a experiência do leitor, a mídia atua como um canal extra-literário, capaz de preencher eventuais lacunas na relação de identidade entre autor, narrador e personagem. A partir disso, a dissertação propõe uma espécie de alargamento do “pacto autobiográfico”, denominada “pacto por procuração”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectMauro Rasipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleConfissão na ribalta: o teatro autobiográfico de Mauro Rasipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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