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dc.contributor.advisor1Faria, Maria Cristina Brandão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708684P8pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Eduardo Granja-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763333J3pt_BR
dc.contributor.referee2Lahni, Claudia Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706983Y5pt_BR
dc.creatorPereira, Maria Fernanda de França-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231167J8pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T14:53:22Z-
dc.date.available2016-07-14-
dc.date.available2016-07-22T14:53:22Z-
dc.date.issued2011-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2105-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to analyze how various social actors contributed to the process of nationalization of samba and its transformation in identity reference and discursive locus of Brazilianness. Based on the constructivist perspective of Symbolic Interactionism and Cultural Studies, we understand that the samba, while referential identity, is under permanent material and symbolic construction, mediated by language and power, being shaped and negotiated daily, as well as cultural identities in general. This musical genre of predominantly black and working class array was born regional, in Rio; through negotiations, trades and interests between the hegemonic and subaltern classes, transformed itself into national-popular. Intellectuals, the Estado Novo ("New State", which lasted 1937-1945), the radio and the popular classes participated actively in the invention of samba as a tradition of Brazilian culture. Using discourse analysis as methodology, we intend to highlight the ideological embodiment of the nationalism in the Estado Novo period in compositions of exaltation sambas, subgenre that emerges in this context, specifically, to extol the country and narrate the Brazilianness.pt_BR
dc.description.resumoA proposta da dissertação é analisar de que maneira diversos atores sociais contribuíram no processo de nacionalização do samba e na sua transformação em referência identitária e locus discursivo da brasilidade. Partindo-se da perspectiva construtivista do Interacionismo Simbólico e dos Estudos Culturais, compreendemos que o samba, enquanto referencial identitário, está em permanente construção simbólica e material, mediada pela linguagem e pelo poder, sendo moldadas e negociadas cotidianamente, assim como as identidades culturais de um modo geral. Este gênero musical de matriz predominantemente negra e da classe popular nasce regional, carioca, através de negociações, trocas e interesses entre as classes hegemônicas e subalternas, vai transfigurando-se em nacional-popular. Os intelectuais, o Estado Novo (1937-1945), o rádio e as classes populares participaram ativamente na invenção discurso, pretendemos evidenciar a materialização ideológica do nacionalismo estado-novista em composições de sambas de exaltação, subgênero que emerge neste contexto, especificamente, para exaltar o país e narrar a brasilidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade nacionalpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectNational identitypt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subjectEstado Novopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA transformação do samba em referência identitária e locus discursivo da brasilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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