Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2102
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandacoelho.pdf9.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lahni, Cláudia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706983Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Cassab, Maria Aparecida Tardin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788262T4pt_BR
dc.contributor.referee2Peruzzo, Cicilia Maria Krohling-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787837E2pt_BR
dc.creatorCoelho, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231992H0pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-22T14:46:39Z-
dc.date.available2016-07-14-
dc.date.available2016-07-22T14:46:39Z-
dc.date.issued2011-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2102-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoNum país adultocêntrico como o nosso, a juventude, em especial a pobre e moradora da periferia, tem, frequentemente, seus direitos negados. Dentre esses, está o direito à comunicação. A fim de fazer frente a essa situação, que se agrava por conta da concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucos e poucas, apresentamos e defendemos a educomunicação, Leitura Crítica dos Meios, como metodologia de trabalho com jovens da periferia de Juiz de Fora. Na oficina de jornal impresso do projeto Comunicação para a cidadania: tecnologias, identidade e ação comunitária, financiado pela Fapemig, os jovens e as jovens produziram duas edições do fanzine Fala, Galera!. A escolha dos temas, a produção e a elaboração dos veículos tiveram a participação dos adolescentes e das adolescentes. Através de pesquisa participante e questionários, comprovamos que a educomunicação tem grande potencial para estimular o exercício do direito à comunicação e, assim, ampliar a cidadania, a auto-estima e a criticidade das pessoas e valorizar e fortalecer sua identidade. Paulo Freire, Mario Kaplún e Cicilia Peruzzo foram nossas principais referências.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducomunicaçãopt_BR
dc.subjectDireito à comunicaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade juvenilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleFala, galera! Produção de fanzines com jovens da periferia de Juiz de Fora em processo de educomunicação para a cidadaniapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.