Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2063
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rogeriaolimpiodossantos.pdf13.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cássio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798278D1pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão, Angela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791971E5pt_BR
dc.creatorSantos, Rogéria Olimpio dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234956Y5pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-14T10:29:59Z-
dc.date.available2016-07-13-
dc.date.available2016-07-14T10:29:59Z-
dc.date.issued2011-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2063-
dc.description.abstractThis Work intends to analyze the treatise of art Da Pintura Antiga written by the portuguese Francisco de Holanda in the 30s of the XVI century. In this work Holanda studied the art of painting, its origins and its goals, who is the painter and how it should be your training and what precepts to be observed by executing a painting. This dissertation was written from the research of the relationship between Holanda and other treatises authors of art of the period – especially Alberti and Gaurico – and the antiquity – Plínio and Vitruvio. We also evaluate the relations between Holanda and the humanist circle of Évora and the circle frequented by Holanda when their stay in Rome, which resulted in the writing of Da Pintura Antiga.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar o tratado de arte Da Pintura Antiga escrito pelo português Francisco de Holanda na década de 30 do século XVI. Nesta obra Holanda estuda a arte da pintura, sua origem e seus objetivos, quem é o pintor e como deve ser a sua formação e quais os preceitos a serem observados ao se executar uma pintura. A presente dissertação foi redigida a partir da pesquisa das relações existentes entre Holanda e outros tratadistas de arte do período – em especial Alberti e Gáurico – e da antiguidade – Plínio e Vitrúvio. Foram analisadas também as relações de Holanda com o círculo humanístico da cidade de Évora e com o círculo frequentado por Holanda quando da sua estadia em Roma, do qual resultou a escrita do Da Pintura Antiga.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFrancisco de Holandapt_BR
dc.subjectManeirismopt_BR
dc.subjectTratados de artept_BR
dc.subjectFrancisco de Hollandapt_BR
dc.subjectMannerismpt_BR
dc.subjectTreaties of artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleFrancisco de Holanda e a arte da pinturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.