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dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Adolpho Carlos Françoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793203E8pt_BR
dc.creatorPontes, Débora Fajardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388368E6pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-14T15:55:32Z-
dc.date.available2015-12-14-
dc.date.available2015-12-14T15:55:32Z-
dc.date.issued2015-01-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/205-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to identify different forms of female sexuality representation in contemporary Brazilian magazines aimed at female audiences. The specific aim is to verify how much these representations get close or far from long-standing feminine stereotypes built in Western civilization. The research corpus is composed of three publications by some traditional Brazilian printing houses: the Nova and Lola magazines (the last one already extinct) by Editora Abril and Marie Claire by Editora Globo, collected along six months – from January through June 2013. Theoretical fundamentals used in this work include results of research about feminism, the history of women in the Western world, identity as a narrative construction, social interactions and communication. Categorical content analysis, as a proposal by Laurence Bardin was the methodology used to analyze the selected material. A research work about the reception of this product has also been conducted. The overall conclusion suggests the existence of an idea of “modernizing in order not to transform” a characteristic that has been found in magazines and seems to have been highlighted in the last decades.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação tem como proposta identificar as representações da sexualidade feminina em revistas brasileiras contemporâneas dirigidas à mulher. O objetivo é verificar o quanto essas representações distam, ou se aproximam, dos estereótipos femininos construídos ao longo da civilização ocidental. O corpus da pesquisa é formado por três publicações de editoras consolidadas no mercado brasileiro: Nova e Lola (já extinta), da Editora Abril, e Marie Claire, da Editora Globo, colecionadas por seis meses – de janeiro a junho de 2013. A fundamentação teórica inclui trabalhos de estudiosos do feminismo, da história das mulheres no mundo ocidental, da identidade como construção narrativa, das interações sociais e da comunicação. A Análise de Conteúdo categorial, como proposta por Laurence Bardin, foi a metodologia usada para analisar o material selecionado. Procedeu-se ainda a uma pesquisa de recepção com leitoras das respectivas revistas, cujo objetivo é averiguar a sua percepção relativa a esse produto. A pesquisa aponta para a ideia de “modernizar para não transformar” - característica encontrada nas revistas e acentuada nas últimas décadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectSexualidade femininapt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectCivilização ocidentalpt_BR
dc.subjectRepresentatiopt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectFeminine sexualitypt_BR
dc.subjectStereotypept_BR
dc.subjectWestern civilizationpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
dc.titleComo as revistas femininas brasileiras identificam as representações da sexualidade feminina – um estudo de caso sobre as revistas Lola, Nova e Marie Clairept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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