Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2050
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karinahernandesneves.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Lourival Batista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785751Y1pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roberto Perobelli de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702089E5pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.creatorNeves, Karina Hernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:53:59Z-
dc.date.available2016-07-12-
dc.date.available2016-07-13T16:53:59Z-
dc.date.issued2012-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2050-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the success of a public school in the state of Rio de Janeiro, which obtained 7.4 and 7.7 in Ideb 2009 and 2011, respectively. Curiosity by studying the theme was mainly due to the fact that this school is tested far superior to the municipality and the network as a whole. The emphasis of this work is the management model and the pedagogical changes that were part of this transformation. The guiding questions were: what actions were taken to achieve that this index? Which of these actions can be done by other schools? The main objective is to analyze the management as promoting actions that culminate in success at school. This work was carried out through field research, observation, application interviews and document analysis in order to answer the above questions. Complete the work, it is clear that the type of management, the quest for greater engagement with students, teachers and community and collegiate institution were responsible for the success achieved. Based on these results was made to propose actions that can support the continuation and improvement of teaching practice school.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar o caso de sucesso de uma escola estadual do interior do estado do Rio de Janeiro, que obteve 7.4 e 7.7 no Ideb 2009 e 2011, respectivamente. A curiosidade pelo estudo do tema deveu-se basicamente ao fato de esta escola apresentar um resultado muito superior ao do município e da rede como um todo. A ênfase deste trabalho estará no modelo de gestão e nas mudanças pedagógicas que fizeram parte desta transformação. As questões norteadoras foram: quais ações foram realizadas para que se alcançasse este índice? Quais destas ações são generalizáveis? O objetivo principal é analisar a gestão como promotora de ações que culminem no sucesso escolar. Este trabalho foi realizado através de pesquisa de campo, observação direta, aplicação de entrevistas e análise de documentos a fim de responder as questões supramencionadas. Concluído o trabalho, percebe-se que o tipo de gestão, a busca de maior entrosamento com alunos, professores e comunidade e a instituição de colegiados foram os responsáveis pelo êxito alcançado. Baseando-se nesses resultados foi feita a proposição de ações que podem subsidiar a continuidade e a melhoria da prática pedagógica da escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectColegiadospt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectCollegiatept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIDEB: o caso de sucesso de uma escola do interior do estado do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.