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dc.contributor.advisor1Condé , Eduardo Antônio Salomão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784127Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Kelmer Esteves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252609E3pt_BR
dc.creatorBarreto, Lindaura Ferreira Vaz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4341389H6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:48:20Z-
dc.date.available2016-07-12-
dc.date.available2016-07-13T16:48:20Z-
dc.date.issued2012-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2039-
dc.description.abstractThe present study addresses the role of regional managers and school administrators in the implementation, the Regional Superintendent of Education Uberaba/Minas Gerais, the policy of full-time education. The Project School Full Time (PROETI) represents an opportunity for the student to develop as a person and citizen in a school organized to provide a better learning in order that he can progress in studies, overcoming obstacles and facing challenges. Instate schools full time in Minas Gera is the overall goal is to improve student learning through the expansion of their stay in school daily. The objective of the research is to analyze under two state schools in the city of Tuticorin, the impact of the work of managers and regional managers in the implementation of escolare PROETI, indicating gaps in the performance of its responsibilities under the Primer School Full Time (2007).The methodological approach to qualitative research focused on semi-structured interviews with school managers and regional managers responsible for the operation of the two selected schools PROETI. The role of managers in guiding and monitoring PROETI known in the interviews was analyzed and interwoven through a dialogue with Brazilian experiences this issue and studies of Condé(2011), Lück (2000- 2009), Giovane and Souza(2009), Bittencourt and Schud(2009), Melo(2009), Souza(2008), Mainardes(2006), Carvalho Soares and Barbosa(2010). The survey data showed that the course of implementation of PROETI was affected by gaps in training received by managers and lack of monitoring. In this context, in order to contribute to improving the teaching of Rein schools Uberaba present the Action Plan which includes the Educational Program of Continuing Education Regional Managers in PROETI.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo aborda o papel dos gestores regionais e dos gestores escolares na implementação, pela Superintendência Regional de Ensino de Uberaba / Minas Gerais, da política de educação de tempo integral. O Projeto Escola de Tempo Integral (PROETI) representa uma oportunidade ao aluno para desenvolver-se como pessoa e cidadão em uma escola organizada para oferecer uma melhor aprendizagem afim de que ele possa progredir nos estudos, superando obstáculos e enfrentando desafios. Nas escolas estaduais de tempo integral de Minas Gerais, o objetivo geral é melhorar a aprendizagem dos alunos por meio da ampliação da sua permanência diária na escola. O objetivo da pesquisa é analisar, no âmbito de duas escolas estaduais do município de Uberaba, o trabalho dos gestores regionais e gestores escolares na implementação do PROETI, indicando as lacunas no desempenho de suas atribuições previstas na Cartilha Escola de Tempo Integral (2007). A abordagem metodológica privilegiou a pesquisa qualitativa em entrevistas semi-estruturados com gestores regionais e gestores escolares responsáveis pela operacionalização do PROETI nas duas escolas selecionadas. A atuação dos gestores na orientação e monitoramento do PROETI conhecida nas entrevistas foi analisada e entrelaçada por meio de um diálogo com experiências brasileiras nesse tema e os estudos de Condé (2011), Lück (2000 – 2009), Polon e Bonamino (2009),Giovane e Souza (2009), Bittencourt e Schud (s/d), Melo (2009), Souza (2008), Mainardes (2006), Carvalho, Barbosa e Soares (2010). Os dados da pesquisa demonstraram que os rumos da implementação do PROETI foram influenciados pelas lacunas na formação recebida pelos gestores e pela falta de monitoramento. Nesse contexto, com o propósito de contribuir com a melhoria do ensino nas escolas da SRE de Uberaba, apresento o Plano de Ação Estratégico que contempla o Programa Regional de Formação Continuada de Gestores no PROETI.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectFull-timept_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão do projeto escola de tempo integral: estudo de caso de duas escolas estaduais da superintendência regional de ensino de Uberabapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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