Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2028
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
guilhermemoreirafernandes.pdf3.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Faria , Maria Cristina Brandão de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708684P8pt_BR
dc.contributor.referee1Trinta, Aluizio Ramos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761247H8pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Maria Immacolata Vassallo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780779Z8pt_BR
dc.creatorFernandes, Guilherme Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4255929A5pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:37:22Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-07-13T16:37:22Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2028-
dc.description.abstractThis master´s thesis is based on the concepts of cultural identity in contemporaneity in the light of authors linked to Cultural Studies, Symbolic Interactionism and Post-Structuralism. We first focus on identity concepts and after discuss sexual orientation and gender identities. We also observe the soap opera narrative as a form of revealing the nation in a time marked by federal censorship on television. In the constructive process of the narrative we will emphasize the homosexual characters in Rede Globo´s telenovelas, protagonists of stories written under the official control of censorship, but that in a way approached sometimes timidly, sometimes more incisively the homosexuality of main characters of these plots. Our thematic focus is on the homosexual characters of this period, so we have analyzed three telenovelas in accordance with the premises of the Content Analysis by Laurence Bardin. The first telenovela is “O Rebu”, by Bráulio Pedroso, aired in 1974, which presented the story of a party offered by Conrad Mahler to entertain an Italian princess. During the party, the host commits a crime, being a homoaffective relationship one of the reasons of the murder. In this telenovela, Roberta and Glorinha leave their husbands and move together. The second one is “Os Gigantes”, by Lauro César Muniz, aired in 1979, in which Paloma Gurgel, a free woman ahead of her time takes the liberty of relating herself to another woman. The third one is “Brilhante”, by Gilberto Braga, aired in 1981. In this telenovela we follow the predicaments of Inácio, a homosexual who suffers to be accepted by his family. We argue for the importance of telenovelas showing LGBT characters in a period in which censorship repressed society from publicly debating this possibility of citizenship.pt_BR
dc.description.resumoNossa dissertação parte dos conceitos de identidade cultural na contemporaneidade à luz de autores filiados aos Estudos Culturais, ao Interacionismo Simbólico e ao Pós-estruturalismo. A partir das conceituações de identidades, passamos a discutir as identidades de orientação sexual e de gênero. Também observamos a narrativa da telenovela como forma de revelar a nação em uma época marcada pela censura federal à televisão. No processo construtivo da narrativa daremos ênfase aos personagens homossexuais nas telenovelas da Rede Globo, protagonistas de histórias escritas em pleno controle oficial da censura, mas que, de certa forma, abordaram ora timidamente, ora com mais contundência a homossexualidade de personagens centrais dessas tramas. Nosso recorte temático versou os protagonistas homossexuais desta época, assim analisamos com profundidade, de acordo com as premissas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, três telenovelas. A primeira, “O Rebu”, de Bráulio Pedroso, exibida em 1974, narrou a festa oferecida por Conrad Mahler para recepcionar uma princesa italiana. Durante a festa, um crime é cometido pelo próprio anfitrião, sendo uma relação homoafetiva um dos motivos do assassinato. Ainda em “O Rebu”, Roberta e Glorinha abandonam seus respectivos maridos e passam a viver juntas. A telenovela seguinte, “Os Gigantes”, de Lauro César Muniz, 1979, narra a história de Paloma Gurgel, uma mulher livre, a frente do seu tempo, que se permitia inclusive uma relação com outra mulher. Por fim, em “Brilhante” de Gilberto Braga (1981), acompanhamos os dilemas de Inácio, um homossexual que sofreu para ser aceito por sua família. Concluímos a importância das telenovelas mostrarem personagens LGBTs em um período onde à censura inibia a sociedade de debater, em esfera pública, essa possibilidade de cidadania.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectHomosexualitypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA representação das identidades homossexuais nas telenovelas da Rede Globo: uma leitura dos personagens protagonistas no período da censura militar à televisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.