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dc.contributor.advisor1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Flavia Miller Naethe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261523U1pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.creatorLeite, Josieli Almeida de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326296D6pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-14T15:51:41Z-
dc.date.available2015-12-14-
dc.date.available2015-12-14T15:51:41Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/200-
dc.description.abstractThis work, linked to the line of research Language Knowledge and Training of Teachers of Federal University of Postgraduate Program of Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, which investigates genres are present in the daily life of a preschool class and How such genres come in daily life: proposed by the teacher, the projects developed in school, the family by children. It also analyzes the ways in which the experiences with such reverberate texts in the utterances produced by children. This research is based on the historical-cultural psychology of Vygotsky, who understands the subject as a historical and social, whose relationship with one another and with the world takes place primarily through language. In this sense, the child is seen in its historical and social context, understood as subject it already is, and not as a becoming, inserted in a society and producer of this. The particular way in which the child participates in this medium is meant by the philosophy of Bakhtin language, which sees language as dialogic, alive and integral life. Therefore, our focus is given to us genres present in the lives of a group of second period of early childhood education and the relationships they establish with these genres. More than by their formal properties, the genres are here understood in relation to social situations that cause them. As a methodological way for this research, we chose the ethnographic research, which seeks, by entering the field and participant observation, the production data. The data demonstrate that the child produces knowledge, questions, imagine and does only what is authorized by adults. In its relations with genres such characteristics are evident. Children pose hypotheses, establish relationships, produce genres and vary according to the situations of interaction that experience, demonstrating knowledge of the movement of spheres of genres and their communicative goals. An ethical and dialogical perspective of research, it was possible to experience the role of children in the course of this work, from the production to the children of a new discourse genre, fruit of the social situation of research, which was incorporated into the class routine: daily field.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Linguagem Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, investiga quais gêneros discursivos estão presentes no cotidiano de uma turma de educação infantil e de que maneira tais gêneros entram nesse cotidiano: propostos pelo professor, pelos projetos desenvolvidos na escola, pela família pelas crianças. Analisa, ainda de que maneiras as experiências com tais textos reverberam nos enunciados produzidos pelas crianças. Esta pesquisa está fundamentada na psicologia histórico-cultural de Vigotski, que entende o sujeito como um ser histórico e social, cuja relação com o outro e com o mundo dá-se, primordialmente, pela linguagem. Nesse sentido, a criança é vista em sua historicidade e contexto social, compreendida como sujeito que já é, e não como um vir a ser, inserida em uma sociedade e produtora desta. A maneira particular pela qual essa criança participa desse meio é significada pela filosofia da linguagem de Bakhtin, que concebe a língua como dialógica, viva e integrante da vida. Por isso, nosso foco se dá nos gêneros discursivos presentes na vida de uma turma de segundo período da educação infantil e nas relações que estabelecem com esses gêneros. Mais do que por suas propriedades formais, os gêneros discursivos são aqui compreendidos em relação às situações sociais que lhes originam. Como caminho metodológico para esta investigação, optamos pela pesquisa do tipo etnográfico, que busca, a partir da inserção em campo e observação participativa, a produção de dados. Os dados demonstram que a criança produz conhecimentos, questiona, imagina e não faz apenas aquilo que é autorizada pelos adultos. Em suas relações com os gêneros discursivos, tais características se evidenciam. As crianças levantam hipóteses, estabelecem relações, produzem gêneros e os modificam de acordo com as situações de interação que vivenciam, demonstrando conhecimento das esferas de circulação dos gêneros e seus objetivos comunicativos. Numa perspectiva ética e dialógica de pesquisa, foi possível vivenciar o protagonismo das crianças no decorrer deste trabalho, a partir da produção com as crianças de um novo gênero discursivo, fruto da situação social de pesquisa, que se incorporou ao cotidiano da turma: o diário de campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInteraçõespt_BR
dc.subjectEnunciadospt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.subjectChildren educationpt_BR
dc.subjectRelationshipspt_BR
dc.subjectListedpt_BR
dc.subject.cnpqLinguagem, Conhecimento e Formação de Professorespt_BR
dc.titleGêneros discursivos na educação infantil: diálogos possíveispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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