Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1998
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marinafurtadoterra.pdf2.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.contributor.referee2Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6pt_BR
dc.contributor.referee3Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728293E3pt_BR
dc.creatorTerra, Marina Furtado-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759179J6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:25:50Z-
dc.date.available2016-07-05-
dc.date.available2016-07-13T16:25:50Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1998-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate clues to problematize the notion of space in education. To this are made, essentially, three exercises: to problematize the concept of space, the mapping of a mining district in the city of Juiz de Fora is producing as educational space, along with a project at work in this neighborhood, and also the building exercise of writing the dissertation. The notion of space in modern hegemonic rule of the sensitive elements and their singularities, experienced in everyday life. Investing in the notion of becoming-child of the space provided visibility to events. This mapping exercise has proved a fertile field for research and sought to expand to meet a thinking exercise that boosts the production of knowledge. Go to the mat with the thought of the difference Frenchman Gilles Deleuze, who from the opening of the German Friedrich Nietzsche proposes knowledge not as a result of the relationship of subject / object, but rather as an effect of power relations, which turn shape modes to exist. What other ways are there setting? Invests in a setting that forces a certain distance of the modern notion of space and, thus, intends to write a reflection on the challenges of education and at present.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe a investigar pistas para problematizar a noção de espaço na Educação. Para isso são realizados, fundamentalmente, três exercícios: o de problematizar o conceito de espaço; o de cartografar um bairro da cidade mineira de Juiz de Fora se produzindo como espaço educativo, junto a um projeto em ação neste bairro; e, ainda, o exercício de construção da escrita da dissertação. A noção de espaço hegemônica na modernidade exclui elementos do sensível e suas singularidades, vivenciados no cotidiano. Investir na noção de devir-criança do espaço proporcionou visibilidade aos acontecimentos. Este exercício cartográfico se mostrou um campo fecundo de investigação e buscou ampliar encontros para um exercício de pensamento que impulsionasse a produção de conhecimento. Vai-se à esteira do pensamento da diferença com o francês Gilles Deleuze, que a partir da abertura do alemão Friedrich Nietzsche, propõe o conhecimento não como fruto da relação de sujeito/objeto, e sim, como efeito de relações de forças, que por sua vez configuram modos de existir. Que modos outros de existir estão se configurando? Investe-se numa configuração de forças que se distancia de uma certa noção moderna de espaço e, com isto, propõe-se compor uma reflexão sobre os desafios da educação da e na atualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFilosofias da diferençapt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPhilosophies of differencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEspaço e educação: cartografia de singularidades em um bairro de Juiz de Fora/ MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.