Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1993
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
cristianeelviradeassisoliveira.pdf751.9 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796874U0pt_BR
dc.contributor.referee3Correia, Teodósia Sofia Lobato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774668J2pt_BR
dc.creatorOliveira, Cristiane Elvira de Assis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250383Y0pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:24:18Z-
dc.date.available2016-07-05-
dc.date.available2016-07-13T16:24:18Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1993-
dc.description.abstractThis study, entitled “Temporalities in the Everyday Life of Child Education”, developed by the Federal University of Juiz de Fora Post-Graduation Program, focused on the central debate over temporalities in/about the everyday life at a school setting. Temporality refers to the various ways to deal with, relate to, and organize time, i.e., experience in and with time. The objective of this investigation was to problematize/discuss about temporality hints in/about the everyday life at a school setting with Child Education teachers at a fulltime education school in Juiz de Fora, Minas Gerais. I tried to answer the question “What do teachers say about temporality hints in/about the everyday life at school setting?” Authors on which I based this study are part of the theoretical-political-epistemologicalmethodological research perspective in/about/with everyday life, from which I could draw two movements. The first was the immersion into the everyday life of a Child Education second year class by investigating temporalities in/about the everyday life at a school setting, in the second semester 2010. Hints of temporality in this movement were annotated on a notebook in narrative style. For the second movement under investigation, which took place in the first semester 2011, I arranged five meetings called conversation circles with Child Education teachers, during which circulating ideas, notions, and knowledge were expressed. During the preparation for this research the following temporalities emerged: full-time education school temporalities, curriculum-based temporalities, Child Education children-related temporalities. By experiencing the investigation, I could perceive that increased school time alone for children and teachers does not resolve the challenges and conflicts faced by school. A number of factors must be linked to school time, such as collective work, a contextual education, a curriculum based on everyday life and dealing with multiple child temporalities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, intitulado “Temporalidades no/do cotidiano da Educação Infantil”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora teve como discussão central temporalidades no/do cotidiano escolar. Temporalidades se referem às múltiplas formas de lidar, de relacionar, de organizar o tempo, ou seja, a experiência no e com o tempo. O objetivo da pesquisa foi problematizar/conversar acerca de indícios de temporalidades no/do cotidiano escolar com professoras da Educação Infantil, de uma escola de educação em tempo integral de Juiz de Fora, Minas Gerais. Busquei responder a seguinte questão: o que narram as professoras a respeito dos indícios de temporalidades no/do cotidiano escolar? As autoras e os autores com os quais dialoguei fazem parte da perspectiva teórico-político-epistemológicometodológica da pesquisa no/do/com o cotidiano, a qual embasou a pesquisa, na qual teci dois movimentos. O primeiro foi o mergulho no cotidiano de uma turma de segundo período da Educação Infantil, pesquisando temporalidades no/do cotidiano escolar, no segundo semestre de 2010. Nesse movimento, os indícios de temporalidades foram anotados em um caderno na forma de narrativas. Para o segundo movimento da pesquisa, no primeiro semestre de 2011, organizei cinco encontros com as professoras da Educação Infantil, aos quais dei o nome de cirandas de conversa, em que foram expressas as ideias, as noções, os saberesfazeres que circulavam entre nós. Na tessitura dessa pesquisa emergiram as seguintes temporalidades: temporalidades na/da escola de educação em tempo integral, temporalidades tecidas no currículo, temporalidades de crianças da Educação Infantil. Ao experienciar a pesquisa, pude perceber que apenas a ampliação do tempo escolar para a criança, para a professora e o professor não resolve as dificuldades e nem os conflitos com os quais a escola se depara. Uma série de fatores precisa estar articulada à ampliação do tempo na escola, como o trabalho coletivo, a formação em contexto, um currículo tecido no/com o cotidiano e a convivência com as múltiplas temporalidades de crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTemporalidadespt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTemporalitiespt_BR
dc.subjectEveryday lifept_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTemporalidades no/do cotidiano da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.