Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1978
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilavieirarabello.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Costa Junior, Ilaim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792268P6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Bolite Frant, Janete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721264P5pt_BR
dc.creatorRabello, Camila Vieira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4431202Y1pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:20:33Z-
dc.date.available2016-07-04-
dc.date.available2016-07-13T16:20:33Z-
dc.date.issued2012-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1978-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to develop a teaching methodology focused on virtual environments like e-mails, chats and forums to study mathematics. The activities used for this study are characterized for being composed by problem- situations oriented by theoretical assumptions. The aim is stimulate the production of student`s meaning in class. Mathematics structure underlying to problem-situations links the development of the functions of the 1st degree. The elaboration process had as focus the production of a prototype of a new teaching methodology which analyze of its potentiality was done through a field research in order to investigate the use of a dayby- day digital tools by the meanings produced by people involved in this research to do the tasks given. The research is characterized as a qualitative investigation, and the data collection was done by the virtual submission of a 1st Biomedicine students` group of a private college in Vilhena, Rondonia. The reading of the meaning production of these students was developed having as reference the semantic field`s model. The educational product elaborated from this work is the proposal of a new teaching methodology that can be used not only in Superior Education, but also in elementary and high school`s education. And besides, it can be used as prototype for the elaboration of new teaching methodologies that has virtual environments as a work tool and students are daily in touch.pt_BR
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa é desenvolver uma metodologia de ensino voltada para o uso de ambientes virtuais como emails, chats e fóruns de discussão no estudo de matemática. As tarefas utilizadas para esse estudo se caracterizam por se constituírem em situações-problema, orientadas por pressupostos teóricos, com o objetivo de estimular a produção de significados de estudantes em sala de aula. A estrutura matemática subjacente à situação-problema aborda o desenvolvimento de funções do 1º grau. O processo de elaboração teve como foco a produção de um protótipo de uma metodologia de ensino cuja análise de sua potencialidade se deu através de uma pesquisa de campo com a finalidade de investigar a utilização das ferramentas digitais do dia-a-dia através dos significados produzidos pelos sujeitos de pesquisa para as tarefas propostas. A pesquisa caracteriza-se por uma investigação qualitativa, e a coleta de dados foi feita a partir da submissão virtual das tarefas a um grupo de alunos do 1º período do curso de Biomedicina de uma faculdade particular, em Vilhena, Rondônia. A leitura da produção de significados desses alunos foi desenvolvida tomando como referência o Modelo dos Campos Semânticos. O produto educacional elaborado a partir desse trabalho é a proposta de uma metodologia de ensino que pode ser utilizada não só nas salas de aula do ensino superior, como também do ensino fundamental e do ensino médio. E que, além disso, pode servir como protótipo para a elaboração de novas metodologias de ensino que têm como suporte os ambientes virtuais pelos quais os alunos já estão habituados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas digitaispt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectProduto educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectDigital toolspt_BR
dc.subjectMeaning Productionpt_BR
dc.subjectEducational productpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma investigação sobre o uso de ferramentas digitais do dia-a-dia para aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.