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dc.contributor.advisor1Lemgruber, Márcio Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Renato Jose de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790953D6pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.creatorOliveira, Helena Rivelli de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4223310Y2pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:17:52Z-
dc.date.available2016-06-01-
dc.date.available2016-07-13T16:17:52Z-
dc.date.issued2012-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1970-
dc.description.abstractThis research sought to understand how analogies and metaphors are used by the teachers as a tool to promote the learning of scientific concepts. To this, the teacher’s teaching practice has become the object of our examination. Supported by the theoretical orientation of the Argumentation’s Theory by Chaïm Perelman, we reflect on how aspects of scientific culture were determinants of linguistic asepsis experienced today in science, also becoming responsible for the distance between the discourses of the classroom. The argumentation provides an opposed to aseptic demonstration and the analogy emerges as a reasoning tool able to reduce this distance, since it relies on previous knowledge to new concepts. The facts were obtained through dialogical interview and mediated observation, instruments developed in the qualitative research with approach historical-cultural. The analysis allows us to say that teachers do note have detailed knowledge on the theme, ignoring the existence of phases to use of the analogue approach as a teaching tool. In the presentation of analogies, the mapping of similarities and differences was underutilized, despising the idea that consensus is the key to creating the relationship between and the terms. Despised the complexity of reasoning tool, overcoming the analogy and the subsequent abstraction shall become the exclusive task of the students, therefore, uncertain. The shortage of situations where the analogy really was fertile tool for learning comes from the way the teacher relates to his discourse, the students discourse and tool learning, reflecting their view of science and science education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender como analogias e metáforas são utilizadas pelo professor como instrumento para favorecer a aprendizagem dos conceitos científicos. Para esse fim, a prática de ensino dos professores tornou-se nosso objeto de exame. Sob orientação teórica da Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman, refletimos sobre como aspectos da cultura científica foram determinantes para a assepsia linguística vivenciada hoje na ciência, se tornando também responsável pela distância entre os discursos da sala de aula. A argumentação oferece um contraponto à demonstração asséptica e a analogia surge como um recurso argumentativo capaz de diminuir esse afastamento, uma vez que se apoia em conhecimentos prévios para que novos conceitos sejam apreendidos. Os fatos foram alcançados através da entrevista dialógica e da observação mediada, instrumentos elaborados à luz da pesquisa qualitativa com enfoque histórico-cultural. Nossa análise nos permite afirmar que os professores não têm conhecimento aprofundado sobre o tema, ignorando a existência de fases que regem o uso da aproximação analógica como instrumento de ensino. Nas analogias propostas, o mapeamento de semelhanças e diferenças foi subutilizado, desprezando a ideia de que o consenso é a chave para a criação da relação entre foro e tema. Desconsiderada a complexidade dessa ferramenta argumentativa, a superação da analogia e consequente abstração dos conceitos científicos passam a constituir tarefa exclusiva dos alunos e, por isso, incerta. A escassez de situações em que a analogia realmente constituiu recurso fértil para a aprendizagem provém do próprio modo como o professor se relaciona com seu discurso, o discurso dos alunos e os recursos de ensino, refletindo sua concepção de ciência e educação em Ciências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da argumentaçãopt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectArgumentation’s theorypt_BR
dc.subjectAnalogiespt_BR
dc.subjectScience educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleArgumentação no ensino de ciências: o uso de analogias como recurso para a construção do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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