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dc.contributor.advisor1Cyranka, Lúcia Furtado de Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607E5pt_BR
dc.contributor.referee1Figueiredo Ricardo, Stella Maris Bortoni de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797665E2pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Luciane Manera-
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dc.contributor.referee3Baronas, Joyce Elaine de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773502T5pt_BR
dc.contributor.referee4Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Diomara da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-14T15:49:40Z-
dc.date.available2015-12-14-
dc.date.available2015-12-14T15:49:40Z-
dc.date.issued2015-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/195-
dc.description.abstractMy constitution of life space and my formation during childhood, adolescence and adulthood at a slum was the driving force that created in me concerns, interests and motivation in order to develop this research. In this work, I aimed at presenting the development of a research which sought to show the linguistic development and the production of children’s and adolescent’s knowledge living in the neighborhood where I lived, where there is a social project called Curumim developed by Associação Municipal de Apoio Comunitário – AMAC, by Juiz de Fora Mayor, Minas Gerais. The goal was to investigate whether the acting classes, such as the ones offered by Curumim, would offer effective contributions for the development of the communicative competence of students. The route to collect the data during the classes occurred by the notes on the field diary, beliefs questionnaires; socioeconomic questionnaires and audio electronic recording. These resources equipped the data collection and took part in a sample that constituted the corpus which composed this research. The acting class is not a traditional Portuguese class, however, as a textual genre, it includes several aspects that are able to help to develop a work inclined to reflect about the language, through the principles of Educational Sociolinguistics, mainly contemplating a work through a culturally sensitive pedagogy (BORTONI-RICARDO, 2004) able to take to the children from this community possibilities of enlarging their language competence. Furthermore, the classes bring characteristics that are essentially specific of children’s sociocultural context, because the activities are conducted from what is significative for them.pt_BR
dc.description.resumoA minha constituição de espaço de vida e formação durante a infância, adolescência e fase adulta no lugar reconhecido como favela foi a força motriz que gerou em mim inquietações, interesses e motivações para desenvolver esta pesquisa. Neste trabalho, busquei apresentar uma pesquisa que procurou mostrar o desenvolvimento linguístico e a produção dos saberes de crianças e adolescentes moradores do bairro onde vivi, no qual um projeto denominado Curumim está inserido, desenvolvido pela Associação Municipal de Apoio Comunitário – AMAC, da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais. O objetivo foi investigar se as oficinas de teatro, como as do Curumim, ofereciam contribuições efetivas para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. O caminho para a coleta de dados durante as oficinas aconteceu por meio das anotações no diário de campo, questionários de crenças, questionário socioeconômico e gravação eletrônica em áudio. Esses materiais instrumentalizaram a coleta dos dados e fizeram parte de uma amostra que constituíram o corpus que compôs essa pesquisa. A oficina de teatro não é uma aula de português tradicional de língua portuguesa, no entanto, enquanto gênero textual, o teatro atende a diversos aspectos que podem auxiliar um trabalho voltado para uma reflexão sobre a língua, por meio dos princípios da Sociolinguística Educacional, principalmente contemplando um trabalho através de uma pedagogia culturalmente sensível (BORTONI-RICARDO, 2004) capaz de levar até as crianças dessa comunidade, possibilidades de ampliar sua competência de linguagem. Além disso, as oficinas trazem consigo características que são essencialmente próprias do contexto sociocultural das crianças, pois, as atividades realizadas partem daquilo que é significativo para elas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectFavelapt_BR
dc.subjectPedagogia culturalmente sensívelpt_BR
dc.subjectActing classespt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectSlumpt_BR
dc.subjectCulturally sensitive pedagogypt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.titleOficina de teatro: aporte para o desenvolvimento da linguagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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