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dc.contributor.advisor1Cassab, Maria Aparecida Tardin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788262T4pt_BR
dc.contributor.referee1Batistoni, Maria Rosângela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777067D1pt_BR
dc.contributor.referee2Ignácio, Paulo César de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774698E2pt_BR
dc.creatorAndrade, Anete Negreiros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242579U6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:51:23Z-
dc.date.available2016-06-30-
dc.date.available2016-07-13T15:51:23Z-
dc.date.issued2012-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1916-
dc.description.abstractThe research aims to understand the impact of education for work in the constitution of young people and their working condition. For that analyzes the training offered by SENAI for young workers in the unit of the German company Mercedes-Benz in Juiz de Fora. The relationship between education and work has been affected by major economic and social transformations of the 1990s. Education came to be perceived as a privileged mechanism of ascent and insertion in the labor market. It is at this conjuncture that the young people from the working class build their life strategies. The education for work has become an area of ideological dispute: on the one hand, the progressive forces have formulated an education project together with the workers, which was defeated by the FHC government; on the other hand, the education project built in consonance with the interests of the capital and the market, in order to conciliate the education with the process of neoliberal adjustment. It is in the education for work space, hegemony by the capital, that young workers are formed. And in the relation with a survivor trade union action, they seek to establish linkages with their class condition. The research aims to show the strength of this education for work project in setting the subjectivity of young people, when they build their links with the working class, which reshapes in a scenario of reorganization of the working world.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa pretende compreender o impacto da formação profissional na constituição dos jovens e de sua condição operária. Para isso analisa a formação profissional oferecida pelo SENAI a jovens trabalhadores na planta da empresa alemã Mercedes-Benz em Juiz de Fora. A relação educação e trabalho foi impactada pelas grandes transformações econômicas e sociais dos anos 1990. A educação passou a ser percebida como mecanismo privilegiado de inserção e ascensão no mercado de trabalho. É nessa conjuntura que os jovens, oriundos da classe trabalhadora, constroem suas estratégias de vida. A educação profissional se tornou um espaço de disputa ideológica: por um lado, as forças progressistas formularam um projeto de educação aliado a bandeira de luta dos trabalhadores, que foi derrotado pelo Governo FHC; de outro lado, o projeto de educação construído em consonância com os interesses do capital e do mercado, no intuito de alinhar a educação ao processo de ajuste neoliberal. É no espaço da educação profissional, hegemonizada pelo capital, que os jovens operários se formam, e na relação com uma ação sindical sobrevivente que ele procura estabelecer nexos com a sua condição de classe. A pesquisa busca mostrar a força desse projeto de formação profissional na configuração da subjetividade desses jovens, no momento em que estes constroem seus vínculos com a condição operária, que se refunda em um cenário de reorganização do mundo do trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovens operáriospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectCondição operáriapt_BR
dc.subjectYouth workerspt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectLaborpt_BR
dc.subjectWorking conditionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleTrabalho e educação: a formação profissional de jovens operáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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