https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1914
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thiagoluizberzoinimachado.pdf | 2.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Espectros – um drama familiar: narrativa transmídia aplicada às artes cênicas |
Author: | Machado, Thiago Luiz Berzoini |
First Advisor: | Queiroz, Álvaro João de Magalhães de |
Co-Advisor: | Dourado Junior, Luis Antônio |
Referee Member: | Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira |
Referee Member: | Gerheim, Fernando Souza |
Resumo: | Utilizando como matriz midiática “Espectros – Um drama familiar” (Gengangere, 1881) de Henrik Ibsen, esta dissertação analisa a expansão do universo ficcional de uma peça teatral por diversas plataformas de mídia. A montagem da obra foi desenvolvida através da aplicação de estratégias transmídia com base nas explanações de Henry Jenkins e Stephen Dinehart, teóricos dessa nova forma de utilização da narrativa perante a era da “Cultura da Convergência”. O projeto apresentou ao espectador uma obra que possui vários “pontos de entrada” no universo ficcional da trama de Ibsen, acessíveis através de um conteúdo distribuído eletronicamente: vídeos, áudio-teatro, história em quadrinhos, um jornal fictício que contém informações sobre o programa da peça e um dossiê contra um dos personagens centrais da trama. A experiência também foi levada para um ambiente imersivo - o Second Life –, apresentando uma assembleia virtual que reuniu o elenco e o público atingido pela divulgação do evento nas redes sociais e sítio de hospedagem do material produzido. Com a aplicação dessa estratégia, o espectador é motivado a organizar mentalmente os fragmentos narrativos de situações pulverizadas através de canais de distribuições complementares, proporcionando a continuidade de imersão no universo ficcional mesmo após o término da experiência. |
Abstract: | Using as a media-matrix “Ghosts – a family drama” (Gengangere, 1881) by Henrik Ibsen, this work analyzes the expansion of the fictional universe of a play by various media platforms. The composition of the play was developed through the application of strategies based on the explanations of Henry Jenkins and Stephen Dinehart, theorists of this new way of using the narrative according with the era of “Convergence Culture”. The project presented a work in which the viewer has multiple “entry points” into the fictional universe of Ibsen’s plot, accessible via electronically distributed content: videos, audio dramas, comic, a fictional newspaper which contains information about the program of the play and a dossier against one of the central characters of the plot. The experience was also taken to an immersive environment – the Second Life – featuring a virtual meeting that gathered the cast and the audience reached by the advertisement of this event through social networking and hosting website with the material produced. With the implementation of this strategy, the viewer is encouraged to mentally organize the narrative fragments of situations sprayed throughout additional distribution channels to provide continuous immersion in the fictional universe even the ends of the experiment. |
Keywords: | Narrativa transmídia Artes cênicas Ambientes imersivos Second life Espectros – um drama familiar Transmedia storytelling Theater Immersive environments Second life Ghosts - a family drama |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Comunicação Social |
Program: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1914 |
Issue Date: | 30-Mar-2012 |
Appears in Collections: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.