https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
amandaglatzlgeheim.pdf | 6.35 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Juliano Guerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944535179478135 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bellotti, Andreia Alvim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9867650867886059 | pt_BR |
dc.creator | Geheim, Amanda Glatzl | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-07-24T13:08:44Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12 | - |
dc.date.available | 2025-07-24T13:08:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19090 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo investigar quais estratégias pedagógicas são recomendadas para a alfabetização de crianças com dislexia, sugerindo a criação de um jogo didático para contribuir nesse processo. Por meio de uma revisão de literatura, o Trabalho de Conclusão de Curso discutiu o conceito de dislexia e os procedimentos para seu diagnóstico. Em seguida, apresentou um levantamento sobre as pesquisas relacionadas à alfabetização desse público e à atuação do alfabetizador. Dentre os encaminhamentos metodológicos abordados, verificou-se que os estudos indicavam intervenções focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. Com base nessa fundamentação teórica, especialmente nos trabalhos de Artur Gomes de Morais, foi elaborado o jogo “Trilha da Sílaba Inicial”, voltado ao nível da consciência silábica. O estudo buscou, assim, contribuir para a formação de professores alfabetizadores e a implementação de metodologias que atendessem às necessidades de estudantes com dislexia, promovendo seu desenvolvimento integral por meio de práticas pedagógicas acessíveis. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Jogos de consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Alfabetização de crianças com dislexia: a produção de um jogo didático para o desenvolvimento da consciência fonológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License