Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19071
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
najlamarcianazarethdospassos.pdfPDF/A4.61 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9631665928287598pt_BR
dc.contributor.referee1Lopez, Débora Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9830131024810576pt_BR
dc.contributor.referee2Panke, Luciana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447103897680398pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231929995456002pt_BR
dc.contributor.referee4Johnson, Telma Sueli Pinto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1413850282536561pt_BR
dc.creatorPassos, Najla Márcia Nazareth dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6480390924240854pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-22T13:10:02Z-
dc.date.available2025-07-21-
dc.date.available2025-07-22T13:10:02Z-
dc.date.issued2025-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19071-
dc.description.abstractThe largest Brazilian tourist circuit, Estrada Real, had only 4% of its mayoral positions occupied by women in the 2020 elections. In this context, this research aims at understanding how elected female mayors, deputy mayors and councilors made their own representations on digital midia, during the electoral campaign and in the first three years of their terms (2021, 2022 and 2023), in order to win over voters in a politically conservative area. The hypothesis was that they reinforced the social role conventionally accepted to be played by women from Minas Gerais: white, married, religious and mothers. To answer the research problem, it had been analyzed 1,961 posts on Facebook by 18 women elected in 6 municipalities, defined based on the creation of the Female Representation Index (in portuguese, IRF). Content analysis (Bardin, 2016; Sampaio, 2021) had been adopted as methodology. The hypothesis was only partially confirmed: the elected women are not as conservative in their customs as supposed, but they perpetuate spaces of historical privilege. The discourses are moderate: they don’t show most radical feminist agendas, chosing instead those already incorporated or in the process of being incorporated by neoliberal discourse. Regarding electoral communication, it is surprising they are still mostly analogical. However, despite the growing conservatism, the meanings of feminisms remain in dispute when it comes to women’s participation in politics.pt_BR
dc.description.resumoMaior circuito turístico brasileiro, a Estrada Real teve apenas 4% das suas prefeituras ocupadas por mulheres nas eleições de 2020. Neste contexto, esta pesquisa busca compreender como prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras eleitas construíram suas representações nas plataformas digitais, na campanha eleitoral e nos três primeiros anos dos seus mandatos (2021, 2022 e 2023), de forma a conquistar os eleitores de um território conservador na política. A hipótese foi a de que elas tenham reforçado o papel social convencionalmente aceito para ser desempenhado pela mulher mineira: branca, casada, religiosa e mãe. Para responder ao problema de pesquisa, foram analisadas 1.961 postagens feitas na plataforma digital Facebook por 18 mulheres eleitas em 6 municípios, definidos a partir da criação do Índice de Representatividade Feminina (IRF). A metodologia adotada foi a análise de conteúdo (Bardin, 2016; Sampaio, 2021). A hipótese foi confirmada apenas parcialmente: as eleitas não são tão conservadoras nos costumes quanto o suposto, mas perpetuam espaços de privilégios históricos. Os discursos são moderados: silenciam pautas mais radicais dos feminismos, privilegiando as já incorporadas ou em vias de incorporação pelo discurso neoliberal. No que tange à comunicação eleitoral, surpreende o fato de que elas ainda sejam majoritariamente analógicas. Porém, a despeito do conservadorismo crescente, no que tange à participação da mulher na política, os sentidos dos feminismos seguem em disputa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectCampanha permanentept_BR
dc.subjectMidiatizaçãopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismospt_BR
dc.subjectPolitical communicationpt_BR
dc.subjectPermanent campaignpt_BR
dc.subjectMediatizationpt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectFeminismspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleMídia, gênero e conservadorismo na estrada real (MG): como as mulheres eleitas em 2020 constroem suas representações nas plataformas digitaispt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones: Doutorado em Comunicação (Teses)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons