Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19045
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lauraferraribiscottoTCC.pdf6.33 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4188323551381417pt_BR
dc.contributor.referee1Savernini, Érika-
dc.contributor.referee2Falabella, Márcia Cristina Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1221202388819399pt_BR
dc.creatorBiscotto, Laura Ferrari-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-17T10:58:27Z-
dc.date.available2025-07-17T10:58:27Z-
dc.date.issued2023-08-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19045-
dc.description.abstractThis Course Completion Work seeks to contribute to the studies and market of communication and audiovisual making a bridge that links Nation Branding to the production of video clips. To this end, it works with the Korean Wave case that has been obtaining results in the last two decades and, based on its objectives, stimulating changes in the international audiovisual market. Three music videos were chosen (Chase Me, Really Bad Boy and Girls) as an object of study based on the concepts of Nation Branding and soft power that mark the Korean music video market after an analysis of its cultural weight and as a marketing and artistic expression piece. The selected methodology was the analysis of audiovisual language, applied in three video clips - performed in three different styles and by three different groups - having horror cinema as a common theme between them, considering the characteristics of this product. Given this scenario, it is proposed that video clips act as a tool for propagating cultural elements in an international language media format.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso busca contribuir com os estudos e mercado da comunicação e do audiovisual fazendo uma ponte que liga o Nation Branding à produção de videoclipes. Para tal, trabalha com o caso da Onda coreana que vem obtendo resultados nas duas últimas duas décadas e, a partir de seus objetivos, estimulando mudanças no mercado audiovisual internacional. Foram escolhidos três videoclipes (Chase Me, Really Bad Boy e Girls) como objeto de estudo a partir dos conceitos de Nation Branding e soft power que marcam o mercado coreano de videoclipes após uma análise do seu peso cultural e como peça de marketing e expressão artística. A metodologia selecionada foi a análise de linguagem audiovisual, aplicada em três videoclipes - performados em três estilos diferentes e por três grupos diferentes - tendo o cinema de horror como tema em comum entre eles, considerando as características próprias desse produto. Diante deste cenário, propõe-se que os videoclipes atuem como uma ferramenta de propagação de elementos culturais em um formato de mídia de linguagem internacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura coreanapt_BR
dc.subjectvideoclipept_BR
dc.subjectaudiovisualpt_BR
dc.subjectNation brandingpt_BR
dc.subjectsoft powerpt_BR
dc.subjectCoreia do Sulpt_BR
dc.subjectOnda coreanapt_BR
dc.subjectKorean culturept_BR
dc.subjectVideo clippt_BR
dc.subjectaudio-visualpt_BR
dc.subjectSouth Koreapt_BR
dc.subjectKorean wavept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA estética do videoclipe e o nation branding: a aplicação cinematográfica do horror em vídeo clipes da indústria musical sul-coreanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons