Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1900
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissasilvaleitãodaroda.pdf2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee1Antonialli, Luiz Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786980Y0pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Júnior, José Humberto Viana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727388E9pt_BR
dc.creatorDaroda, Larissa Silva Leitão-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474474Y0pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:45:06Z-
dc.date.available2016-06-24-
dc.date.available2016-07-13T15:45:06Z-
dc.date.issued2012-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1900-
dc.description.abstractInformation and communication technologies (ICT) are increasingly disseminated throughout our living environments; nevertheless, it is yet to be known whether the role played by technologies in the academic world is as remarkable as its use for personal purposes. The core issue of this paper is to assess how medical school professors of the Federal University of Juiz de Fora make use of technologies inside and outside classrooms. The aim of this research was to propose a training program for medical school teachers to learn the means of applying technologies as an additional tool to classroom activities. The first section of this paper comprises the case description, that is, in what manner technology has been used throughout the aforementioned institution and the description of the context in which it is inserted. Subsequently, we proceeded to field research, that included semi-structured interviews, with selected persons within university staff, so that we could validate the hypothesis formulated based on the case description. The data gathered through the interviewees concurred with the impression developed from the case study. The information obtained through field research was compared to international literature and documents analysis and showed that the university community is open to discussion regarding the significance of the introduction of new technologies inside higher education field. In the last section, we propounded an educational program, which is presented as a pedagogical and technological training for professors within medical school to use the technologies during inclass activities. The program has been planned to work on a blended mode, with online and on-site activities and its design and implementation is detailed. In conclusion, we take into consideration the need for rethinking university teaching and search for a teacher that is able to use technologies as resources that provide students with the opportunity to build their own knowledge.pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão a cada dia mais difundidas no ambiente em que vivemos; contudo, resta saber se esta participação das tecnologias na vida acadêmica dos discentes e docentes do ensino superior tem a mesma relevância de seu uso na vida pessoal. A questão central desta dissertação é avaliar como os docentes do curso de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora utilizam as tecnologias nas aulas presenciais ou fora da sala de aula. O objetivo geral foi o de criar e propor um curso para capacitar docentes do curso de medicina a utilizarem as tecnologias como ferramenta adicional às atividades presenciais. A primeira parte deste trabalho consistiu da descrição do caso, ou seja, a atual situação de utilização dos recursos tecnológicos na referida instituição, além da descrição do contexto na qual se encontra inserida e da exemplificação de outras instituições que ora oferecem cursos ligados à área do uso de tecnologias. Em seguida, procedeu-se à pesquisa de campo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com pessoas selecionadas no âmbito da universidade estudada, para fins de validar as hipóteses formuladas a partir da descrição do caso. Os dados levantados junto aos entrevistados coadunaram com a impressão desenvolvida a partir da descrição do caso. As informações obtidas com a pesquisa de campo foram comparadas com dados da literatura e pesquisa documental e demonstraram que a universidade está aberta à discussão acerca da importância da introdução das tecnologias no ensino superior e da necessidade de reformulação da prática pedagógica, mais do que simplesmente as utilizarem como ferramentas. Por fim, foi proposto um Plano de Ação Educacional, embasado nos dados analisados, que se apresenta como um curso de capacitação tecnológica e pedagógica de docentes do ensino superior, no âmbito do curso de medicina, para a utilização das TICs nas atividades das disciplinas presenciais. O curso foi concebido em modalidade semipresencial e seu funcionamento foi pormenorizado na última seção, incluindo a efetiva concepção do ambiente virtual de aprendizagem criado para esta finalidade. Por fim, realizamos uma reflexão sobre a necessidade de se pensar uma educação universitária em que o docente seja capaz de empregar as tecnologias como recursos que proporcionam ao discente a oportunidade de construir seu próprio conhecimento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectVirtual learning environmentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUtilização das tecnologias da informação e comunicação pelos docentes de ensino superior da área da saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.