Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19005
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elisiamariapereiradosanjos.pdfPDF/A2.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Hilda Aparecida Linhares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257401159857160pt_BR
dc.contributor.referee2Goulart, Janaina Moreira de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8764952866336991pt_BR
dc.creatorAnjos, Elísia Maria Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6646618791789387pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-08T15:44:08Z-
dc.date.available2025-07-08-
dc.date.available2025-07-08T15:44:08Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19005-
dc.description.abstractThe present dissertation analyzes the actions of the pedagogical team of the Regional Education Superintendence of Almenara, and its guiding question is: what is the role of the pedagogical team of SRE Almenara in improving the learning of students in the final years of Elementary School in state schools under its jurisdiction? The general objective is to understand the actions of the pedagogical team of SRE Almenara for the systematic monitoring of the programs implemented by the State Department of Education and the actions carried out by schools to improve the learning of students in the final years of Elementary School. The specific objectives are: to describe the structure of SRE, identifying the pedagogical actions of monitoring and development of the learning of students in the final years of Elementary School; to analyze the monitoring actions carried out by the pedagogical team, identifying the strengths and difficulties faced; and to propose an action plan based on the evidence of the management case and the results of the analyses of the pedagogical actions of SRE. The research adopts a theoretical approach based on the contributions of Young (2002), Roldão and Almeida (2018), Leite (2000), who discuss curriculum; Bauer (2020), Blasis (2013), Fontanive (2013), Bonamino and Sousa (2012) and Silva (2019), who bring considerations about internal and external evaluations; and Weiss (2002), who discusses program monitoring. To construct this work, we used the qualitative methodology, with documentary, bibliographic and field research, with the application of semi-structured interviews and conversation circles. From the collection of evidence, we found that the pedagogical team is responsible for monitoring numerous programs implemented by the SEE and finds difficult to fulfill the actions of the annual planning due to the demands coming from the SEE, excessive bureaucracy with filling out forms and spreadsheets, lack of financial resources and means to carry out technical visits to schools. The Educational Action Plan (PAE) was prepared with strategies for feedback of research to the team; reorganizing the team; structuring a biannual action plan to guide the pedagogical team; proposing the reallocation of financial resources; and developing instruments to monitor the development of students learning.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa ações da equipe pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Almenara, sendo a questão que a norteia: qual o papel da equipe pedagógica da SRE Almenara na melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais da jurisdição? O objetivo geral é compreender as ações da equipe pedagógica da SRE Almenara para o acompanhamento sistemático dos programas implantados pela SEE e das ações realizadas pelas escolas para melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: descrever a estrutura da SRE, identificando as ações pedagógicas de acompanhamento e do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental; analisar as ações de acompanhamento realizadas pela equipe pedagógica, identificando os pontos fortes e as dificuldades enfrentadas; e propor um plano de ação pautado nas evidências do caso de gestão e no resultado das análises das ações pedagógicas da SRE. A pesquisa adota uma abordagem teórica baseada nas contribuições de Young (2002), Roldão e Almeida (2018), Leite (2000), que discutem sobre currículo; Bauer (2020), Blasis (2013), Fontanive (2013), Bonamino e Sousa (2012) e Silva (2019), que trazem considerações sobre avaliações internas e externas; e Weiss (2002), que discorre sobre monitoramento dos programas. Para a construção deste trabalho utilizamos a metodologia qualitativa, com pesquisa documental, bibliográfica e de campo, com aplicação de entrevista semiestruturada. A partir da coleta de evidências, constatamos que a equipe pedagógica é responsável pelo acompanhamento de inúmeros programas implantados pela SEE e encontra dificuldades em cumprir as ações do planejamento anual devido às demandas advindas da SEE, ao excesso de burocracia com o preenchimento de formulários e planilhas, à falta de recursos financeiros e meios para a realização de visitas técnicas às escolas. O Plano de Ação Educacional (PAE) foi elaborado com estratégias para retorno da pesquisa à equipe; reorganização da equipe; estruturação de um plano de ação semestral; proposta de realocação de recursos financeiros e elaboração de instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.subjectSuperintendência regional de ensino de Almenarapt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectRegional education superintendence of Almenarapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel da equipe pedagógica da superintendência regional de ensino de Almenara na melhoria da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental: uma análise das açõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons