Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18975
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
crisleyvieiradasilva.pdfPDF/A1.79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alcântara, Edna Rezende Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1465060826587208pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee2Leandro, Marcos Eduardo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2721587491191658pt_BR
dc.creatorSilva, Crisley Vieira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-30T15:35:50Z-
dc.date.available2025-06-30-
dc.date.available2025-06-30T15:35:50Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18975-
dc.description.abstractRacism, the result of almost four centuries of slavery in Brazil, manifests itself in different ways and places, and schools are one of these spaces. For this reason, this dissertation, developed for the Professional Master's Program in Education Management and Assessment (PPGP), of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), had as its main objective to investigate how professionals perceive the manifestation of racism and racial discrimination at the 2Luiza Mahín State School and the initiatives adopted to confront these forms of violence. The specific objectives that guided the research were: a) to describe how the institution deals with issues related to racial discrimination and how it confronts racism; b) to analyze how students, teachers and other members of the academic community of the Luiza Mahín State School respond to situations involving ethnic-racial discrimination; c) to propose a set of management and pedagogical actions that contribute to the prevention of new cases of discrimination and provide a more inclusive and equitable school environment for all involved. The theoretical framework used was authors who analyze the racial issue in the school environment, as well as those who reflect on the structuring and manifestation of racism in Brazil. The field work, conducted based on semi-structured interviews and questionnaires, identified the main problems as the occurrence of racism and racial discrimination in the institution, the lack of management actions to combat these types of violence, and the difficulty teachers have in intervening in cases of violence or including the topic in their original grammar content. The results allowed the development of an Action Plan that proposed ongoing training, actions to promote black culture, and the creation of a platform to provide materials and information for professionals to consult.pt_BR
dc.description.resumoO racismo, resultado dos quase quatro séculos de escravidão pelo qual o Brasil passou, se manifesta de diferentes formas e locais, sendo a escola um desses espaços. Por esse motivo, a presente dissertação desenvolvida para o programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), teve como objetivo principal investigar como os profissionais percebem a manifestação do racismo e discriminação racial na 1Escola Estadual Luiza Mahín e as iniciativas adotadas para o enfrentamento dessas violências. Os objetivos específicos que orientaram a pesquisa foram: a) descrever como a instituição conduz questões referentes à discriminação racial e como enfrenta o racismo; b) analisar de que maneira os alunos, professores e demais membros da comunidade acadêmica da Escola Estadual Luiza Mahín respondem às situações que envolvem discriminação étnico-racial. c) propor um Plano de Ação Educacional que contribua com a prevenção de novos casos de discriminação, com o processo de construção da identidade racial dos estudantes e valorização da cultura afro-brasileira. Como referencial teórico, foram utilizados autores que analisam a questão racial no ambiente escolar, além daqueles que refletem sobre a estruturação e a manifestação do racismo no Brasil. A pesquisa de campo realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e questionários, identificou como principais problemas a ocorrência do racismo e da discriminação racial na instituição, a falta de ações da gestão no combate a essas violências, dificuldade dos professores em intervir em caos de violência ou inserir o tema em seus conteúdos programáticos. Os resultados permitiram a elaboração de um Plano de Ação as quais foram propostas formações continuadas, ações de valorização da cultura negra e criação de uma plataforma para disponibilização de materiais e informações de consulta para os profissionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRacismo e educaçãopt_BR
dc.subjectAções educacionais antirracistaspt_BR
dc.subjectAnti-racist educationpt_BR
dc.subjectRacism and educationpt_BR
dc.subjectAnti-racist educational actionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na implementação de uma educação antirracista: estudo de caso em uma Escola Estadual em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons