Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18961
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
talitaferreiragomesdasilva.pdfPDF/A6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santi, Elena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3511156363448552pt_BR
dc.contributor.referee1Carrizo, Silvina Liliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047344324398213pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Mirian Crisna dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSilva, Talita Ferreira Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-24T11:20:36Z-
dc.date.available2025-06-23-
dc.date.available2025-06-24T11:20:36Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18961-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the literary pioneering of Cassandra Rios and her contribution to discussions on lesbian identities in Brazilian literature and society. She’s known as “Brazil’s most banned author”, Cassandra Rios faced intense moral and institutional persecution, devising strategies to navigate the publishing market and censorship in order to ensure her continued presence. In this context, the study proposes a reassessment of her literary output, questioning the figures commonly cited. The objective is to analyze how Rios’s work challenges norms of gender and sexuality, particularly in the novel I am a lesbian (1981), in which the protagonist’s construction reinforces and subverts lesbian stereotypes to engage with the reader. The analysis reveals that Rios constructed a model of lesbian identity through the character Flávia, ironically exposing the normative ideal of the only socially “acceptable” lesbian. To this end, the study adopts an analytical-interpretative approach, focusing on textual materiality, narrative devices, and discursive strategies. The research draws on theoretical frameworks from gender studies, such as Facco (2004), Navarro-Swain (2004), Butler (2019), Rich (2010), Preciado (2014) and Wittig (2022), as well as literary theory on the Brazilian military dictatorship, including Reimão (2011) and Silva (1989), to examine the impact of Rios’s writing within the context of censorship and literary marginalization. The study concludes that Cassandra Rios’s work holds a significant place in Brazilian literature, and her pioneering role is inscribed within the tension between visibility and normativity, transgression and containment, establishing her as a (bad)writer — disruptive and, therefore, essential.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação investiga o pioneirismo literário de Cassandra Rios e sua contribuição para as discussões sobre as lesbianidades na literatura e sociedade brasileiras. Conhecida como a “autora mais proibida do Brasil”, Cassandra Rios enfrentou intensa perseguição moral e institucional, criando estratégias para explorar o mercado editorial e a censura de modo a garantir sua permanência efetiva. Com isso, propõe-se uma nova contagem de sua produção literária, problematizando os números comumente veiculados. Tem-se como objetivo, portanto, analisar como a obra de Rios desafia normas de gênero e sexualidade, em especial no romance Eu sou uma lésbica (1981), no qual a construção da protagonista reforça e, ao mesmo tempo, subverte estereótipos lésbicos a fim de dialogar com o leitor. A análise revela que a autora construiu um modelo de lesbianidade através da personagem Flávia, explicitando ironicamente o ideal normativo da única lésbica “aceita” socialmente. Para tanto, o estudo adota uma abordagem analítico-interpretativa, com foco na materialidade textual, nos recursos narrativos e nas estratégias discursivas empregadas. A pesquisa mobiliza referenciais teóricos dos estudos de gênero, como Facco (2004), Navarro-Swain (2004), Butler (2019), Rich (2010), Preciado (2014) e Wittig (2022), e da teoria literária na ditadura militar brasileira, como Reimão (2011) e Silva (1989), para examinar o impacto da escrita cassandriana no contexto da censura e da marginalização literária. Conclui-se que a obra de Cassandra Rios ocupa um espaço relevante para a literatura no Brasil e seu pioneirismo se inscreve na tensão entre visibilidade e normatividade, transgressão e enquadramento, consolidando-a como uma escritora (mal)dita, incômoda e, por isso, fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCassandra Riospt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura lésbicapt_BR
dc.subjectRecontagempt_BR
dc.subjectCensorshippt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectLesbian literaturept_BR
dc.subjectRecountpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.title(Re)contar a escritora (mal)dita, Cassandra Rios: uma nova contagem de livros da autora e uma investigação interdisciplinar sobre lesbianidade, censura e marginalização literáriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons