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dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Cassiano Caon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6238497607826554pt_BR
dc.contributor.referee2Soares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorMartins, Elisângela Maria Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T13:28:25Z-
dc.date.available2025-06-18-
dc.date.available2025-06-23T13:28:25Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18952-
dc.description.abstractThis research is being developed within the scope of the Professional Master’s Program in Management and Evaluation of Education at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This management case aims to investigate how the results of the Portuguese Language educational assessment from Simave/Proeb are incorporated into the pedagogical planning of high school teachers at the Zoé Machado State School, located in northern Minas Gerais, to (re)formulate pedagogical actions. The objectives defined for this study were: (I) To describe the school’s results in Simave, specifically in Portuguese Language, and how these results were utilized by high school teachers from 2017 to 2023; (II) To analyze the main problems in the school's appropriation of the external assessment results in Portuguese Language for high school; (III) To propose an Educational Action Plan to train teachers in appropriating Proeb results and foster practices that overcome the barriers identified as causing stagnation in students' performance. A qualitative research methodology will be used, with interviews with the management and pedagogical teams, and questionnaires applied to Portuguese Language high school teachers as instruments. The theoretical framework for topics related to result appropriation, school management, and pedagogical management is based on authors such as Soligo (2010), Lück (2009), Brooke and Cunha (2011), Boudett et al. (2020), Freitas (2007), Machado (2012), Sousa (2014), Santos (2017), Bauer, Alavarse and Oliveira (2015), Burgos (2020), among others. After applying the mentioned research instruments, the results revealed some weaknesses, which will be explored throughout the dissertation. Therefore, an Educational Action Plan was proposed, focused on improving teaching quality, with an emphasis on appropriation practices and the use of external assessment results. The proposal includes training workshops on appropriating external assessment results from Simave/Proeb and moments dedicated to collaborative planning, standing out as a strong point for implementing a culture of data usage within the school.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente caso de gestão objetiva investigar como os resultados da avaliação educacional de Língua Portuguesa, do Simave/Proeb, são apropriados junto ao planejamento pedagógico dos professores do Ensino Médio da Escola Estadual Zoé Machado, situada no norte de Minas, para (re)formular as ações pedagógicas. Os objetivos específicos definidos para o estudo foram: (I) descrever os resultados da escola no Simave, especificamente em Língua Portuguesa e como é realizada a apropriação desses resultados pelos professores do Ensino Médio, no período de 2017 a 2023; (II) analisar os principais problemas na apropriação de resultados da escola nas avaliações externas de Língua Portuguesa do Ensino Médio; (III) propor um Plano de Ação Educacional a fim de capacitar os professores para a apropriação de resultados do Proeb e propiciar práticas que superem os entraves identificados como causadores da estagnação do desempenho dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e os instrumentos, a aplicação de entrevistas à equipe gestora e pedagógica e questionários aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Para embasamento teórico dos temas referentes à apropriação de resultados, gestão escolar e gestão pedagógica buscou-se amparo em autores, como: Soligo (2010), Lück (2009), Brooke e Cunha (2011), Boudett et al. (2020), Freitas (2007), Machado (2012), Sousa (2014), Santos (2017), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015), Burgos (2020) e outros. Após a aplicação dos instrumentos de pesquisa citados, os resultados revelaram algumas fragilidades, que serão exploradas ao longo da dissertação. Diante disso, foi proposto um Plano de Ação Educacional voltado para a melhoria da qualidade do ensino, com ênfase em práticas de apropriação e uso dos resultados das avaliações externas. A proposta inclui a realização de oficinas de capacitação sobre apropriação de resultados das avaliações externas do Simave/Proeb e momentos dedicados ao planejamento colaborativo, destacando-se como um ponto forte para implementação da cultura do uso de dados na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimave/Proebpt_BR
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectResult appropriationpt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDa avaliação à ação: estudo de caso sobre a apropriação de resultados do Proeb em uma escola de Jaíba, no Norte de Minaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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