Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18946
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrade, Nara Côrtes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6501857105181860pt_BR
dc.contributor.referee1Lourenço, Lelío Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232545663322376pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Chrissie Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7462908507527257pt_BR
dc.creatorLadeira, Clara Effgen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-16T14:18:26Z-
dc.date.available2025-06-11-
dc.date.available2025-06-16T14:18:26Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18946-
dc.description.abstractThe concept of mindfulness, with roots in Eastern contemplative practices, has established itself as an essential construct in Western psychology due to its proven benefits for mental health, particularly in emotional regulation and executive functions. However, in Brazil, research on this construct in children and adolescents, as well as validated psychometric instruments, is still scarce. Given this gap, this study aimed to conduct the cross-cultural adaptation and gather validity evidence for the Mindfulness Inventory for Children and Adolescents (MICA) for the Brazilian population aged 8 to 18 years. The adaptation process followed the guidelines of the ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (version 2.4), including translation, backtranslation, semantic analysis, and psychometric validation. For the translation and backtranslation analysis, a committee of six experts was formed, while the preliminary validation included 231 children and adolescents from public and private schools in Juiz de Fora - MG. In addition to MICA, instruments such as the Perceived Stress Scale for Children (PSS-C), Emotion Regulation Checklist (ERC), and Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) were used to assess the convergent and discriminant validity of the mindfulness trait. The data were analyzed through exploratory and confirmatory factor analyses, as well as an assessment of the instrument’s internal consistency. Evidence of convergent and discriminant validity was obtained through the analysis of correlations between the instrument under study and scales assessing theoretically and empirically related and unrelated constructs. Results indicate that the MICA-PTBR requires a review of some factorial items but has good indications of structural, convergent, and divergent validity, with high acceptance by participants in the semantic analysis. The study contributes to psychology in Brazil by offering a new psychometric tool for research and clinical or educational interventions among children and adolescentes.pt_BR
dc.description.resumoO conceito de atenção plena (mindfulness), com raízes em práticas contemplativas orientais, consolidou-se como um construto essencial na psicologia ocidental, devido aos benefícios comprovados para a saúde mental, particularmente na regulação emocional e funções executivas. No entanto, no Brasil, pesquisas sobre esse construto em crianças e adolescentes, bem como instrumentos psicométricos validados, ainda são escassos. Diante dessa lacuna, este estudo teve como objetivo realizar a adaptação transcultural e reunir evidências de validade do Mindfulness Inventory for Children and Adolescents (MICA) para a população brasileira de 8 a 18 anos. O processo de adaptação seguiu as diretrizes do ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (versão 2.4), incluindo tradução, retrotradução, análise semântica e validação psicométrica. Para a análise da tradução e retrotradução, um comitê de seis especialistas foi formado, enquanto a validação preliminar contou com 231 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Juiz de Fora - MG. Além do MICA, foram utilizados instrumentos como o Perceived Stress Scale for Children (PSS-C), Emotion Regulation Checklist (ERC) e Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), para avaliar a validade convergente e discriminante do traço de atenção plena. Os dados foram analisados por meio de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias, além da avaliação da consistência interna do instrumento. As evidências de validade convergente e discriminante foram obtidas por meio da análise das correlações entre o instrumento em estudo e escalas que avaliam construtos teórica e empiricamente relacionados e não relacionados. Os resultados indicam que o MICA-PTBR apresenta evidências de validade estrutural, convergente e discriminante, além de boa aceitação na análise semântica. Contudo, a revisão de alguns itens fatoriais é necessária para aprimorar sua consistência interna e adequação do modelo. O estudo contribui para a psicologia no Brasil, oferecendo uma nova ferramenta psicométrica para pesquisas e intervenções clínicas ou educacionais entre crianças e adolescentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção plenapt_BR
dc.subjectAdaptação transculturalpt_BR
dc.subjectEstudo de validaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectMindfulnesspt_BR
dc.subjectCross-cultural adaptationpt_BR
dc.subjectValidation studypt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleTraço de atenção plena e características associadas em crianças e adolescentes: adaptação transcultural e indícios de validade do inventário de mindfulness para crianças e adolescentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons