Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18903
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
esthefanydasilvanascimentortvi.pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues , Flávio Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027133580735662pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro , Janaina de Oliveira Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582041950201449pt_BR
dc.contributor.referee2Americano , Letícia Barbosa Torres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504467740136560pt_BR
dc.creatorNascimento, Esthefany da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-09T15:40:09Z-
dc.date.available2025-06-09T15:40:09Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18903-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the campaigns carried out by Riot Games, creator of the game League Of Legends, addressing the understanding of the concept of audiovisual production in Hype Videos, and the participation of fans as active producers in conjunction with the brand, as conceptualized by authors such as Hamari (2017), Jenkins (2009), Martins and Souza (2012), Fish (2021), Lins (2016), among others. Initially, we go through a historical outline of the emergence of information technologies and their development, culminating in the creation of games and electronic sports later. Beyond this outline, we explore concepts of audiovisual production in the present day, understanding what Hype Videos are, how audiovisual production is linked to E-sports, and how communities behave on social networks, becoming not only consumers but also producers of the universe they consume. We conclude with a content analysis of three videos from the "CBLOL DIFF", two videos released in 2023, and "O CBLOL E A CBLOL", one video produced in 2024, campaigns, produced by Riot Games, in order to verify the references presented in the video, seeking to understand what makes them so attractive and impactful for the communities that consume them.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as campanhas realizadas pela Riot Games, criadora do jogo League Of Legends, abordando a compreensão do conceito de produção audiovisual em Hype Vídeos, e a participação dos fãs como produtores ativos em conjunto com a marca, conforme conceituado por autores como Hamari (2017), Jenkins (2009), Martins e Souza (2012), Fish (2021), Lins (2016), entre outros. Em um primeiro momento, passamos por um traçado histórico do surgimento das tecnologias de informação e seu desenvolvimento, culminando na criação dos jogos e do esporte eletrônico posteriormente. Para além desse traçado, exploramos conceitos de produção audiovisual na atualidade, entendendo o que são os Hype Vídeos, como é a produção audiovisual ligada aos E-sports e como as comunidades se comportam nas redes sociais, e se tornam não apenas consumidores, mas também produtores do universo que consomem. Finalizamos com uma análise de conteúdo de três dos vídeos da campanha “CBLOL DIFF”, sendo dois vídeos lançados no ano de 2023, e “O CBLOL E A CBLOL”, um vídeo produzido em 2024, produzidos pela empresa Riot Games, de modo a verificar os referenciais apresentados no vídeo, buscando compreender o que o torna tão atrativos e impactantes para as comunidades que o consomem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEsportes eletrônicospt_BR
dc.subjectE-sportspt_BR
dc.subjectCBLOLpt_BR
dc.subjectCultura de fãspt_BR
dc.subjectHype vídeospt_BR
dc.subjectProdução audiovisualpt_BR
dc.subjectElectronic sportspt_BR
dc.subjectFan culturept_BR
dc.subjectAudiovisual productionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleHype Vídeos: estratégias audiovisuais e a construção de comunidades nos E-sportspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons