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dc.contributor.advisor1Lopes Filho, Boanerges Balbino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2pt_BR
dc.contributor.referee2Gadini, Sérgio Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791806A6pt_BR
dc.creatorSilva, Rafael Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742979J9pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-11T15:06:56Z-
dc.date.available2015-12-11-
dc.date.available2015-12-11T15:06:56Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/188-
dc.description.abstractThe research aims to analyze the discursive ethos of journalists working in press officer. The ethos is understood as the picture shown itself through discourse. The research part of a reflection on the changes in the world of journalists, which noted a number of changes in the professional market, this phenomenon has triggered significant changes on the professional identity of journalists. How to ensure some researchers, journalism is undergoing structural changes. On the other hand, there is an extension of the professional field in which gradually journalists start to act in extra-essays spaces playing the role of press and communications officer. However, the press and journalists have consolidated over the centuries as an institution linked to democratic principles, children of the Enlightenment, journalism and journalists have always had an ethos and an ideology linked to the public interest and social interest. In view of the change of habitus of professional journalists, this study intends to enter into a body of research not "standard-setting" on the professional identity of journalists. Thus, through in-depth interviews with six agents of this field, try to understand what is the image of themselves projected through discourse of journalists working in the press office. In addition, we use as method discourse analysis in the French line to analyze the interviews. As a theoretical approach we appropriate the field notions of habitus developed by Pierre Bourdieu, as well as employ the concept of discursive ethos prospects of Dominique Maingueneu and Ruth Amossy to mark out our argument.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa visa analisar o ethos discursivo dos jornalistas que atuam em assessoria imprensa. O ethos é compreendido como a imagem de si mostrado por meio do discurso. A investigação parte de uma reflexão sobre as transformações no mundo dos jornalistas, onde se constata um conjunto de mudanças no mercado profissional, este fenômeno tem desencadeado alterações significativas sobre a identidade profissional dos jornalistas. Por outro lado, tem-se um alargamento do campo profissional, em que, gradualmente, os jornalistas passam a atuar em espaços extra-redações exercendo o papel de assessor de imprensa ou comunicação. No entanto, a imprensa e os jornalistas se consolidaram ao longo dos séculos como uma instituição ligada aos princípios democráticos, filhos do Iluminismo, o jornalismo e os jornalistas sempre tiveram um ethos e uma ideologia vinculada ao interesse público e ao interesse social. Tendo em vista a mudança de habitus dos jornalistas profissionais, este estudo pretende inserir-se em um conjunto de investigações não “normatizadores” sobre a identidade profissional dos jornalistas. Assim sendo, por meio de entrevistas em profundidade com seis agentes desse campo, procuraremos compreender qual é a imagem de si projetada por meio do discurso dos jornalistas que atuam em assessoria de imprensa. Além disso, utilizamos como aparato metodológico a análise do discurso, na linha francesa para analisar as entrevistas. Como abordagem teórica, nos apropriamos das noções de Campo e habitus desenvolvidas por Pierre Bourdieu, assim como empregamos o conceito de ethos discursivo nas perspectivas de Dominique Maingueneu e de Ruth Amossy a fim de balizar nossa argumentação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectJornalistaspt_BR
dc.subjectAssessoria de imprensapt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectCural identitypt_BR
dc.subjectJournalistpt_BR
dc.subjectPress officept_BR
dc.subject.cnpqComunicação e Sociedadept_BR
dc.titleEthos, discurso e identidade profissional dos jornalistas em assessoria de imprensapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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