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dc.contributor.advisor1Saraiva , João Antônio Filocre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767913J0pt_BR
dc.contributor.referee1Romero, Julio Alfredo Racchumi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138630Z9pt_BR
dc.contributor.referee2Marri, Izabel Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742899A8pt_BR
dc.contributor.referee3Innocêncio, Mariângela Tostes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130670U1pt_BR
dc.creatorSantos, Maéve Melo dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231807E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:30:54Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2016-07-13T15:30:54Z-
dc.date.issued2012-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1882-
dc.description.abstractThis Educational Action Plan (PAE) is a case of study of Covenant Program with Municipalities: All for the School which is configured in a partnership of the State of Bahia with the municipalities to alphabetize the children in the public schools up to eight years old and extinguish the illiteracy. The State Department of Education started from the finding that the educational indicators of Bahia were below national and regional averages. In Juazeiro - BA, according to data obtained from the Information System of Education Hall (SIEM) of the Municipal Education Secretary (SEDUC), the indices point to low levels of literacy. Between the years 2009 to 2011, during which SEDUC implemented the system, it was observed that about 60% of students in 2nd and 3rd years were below the basic level. This PAE aims to contribute to the expansion of the existing program, covering four dimensions: the constitution of the Steering Committee Municipal Literacy (CGAM), hiring literacy, management and evaluation analysts. The methodological approach adopted was qualitative through reading research literature investigating the successful education systems and the factors that influence the improvement of them results (BRAZIL/INEP, 2005; CARNOY, 2009; CEARÁ, 2012; MCKINSEY; COMPANY, 2010; REIMERS; JACOBS, 2009), comparative analysis of the political literacy of Minas Gerais and Ceará, documentary research and semi-structured interviews with the social actors directly involved in the research: Education Secretaries, directors and staff who SEDUC runs the program in the city. The results obtained in the SAEJ Alfa and Provinha Brasil have indicated that despite the investments made on the Municipal Education Department has not succeeded in getting children literate by the end of the 2nd year of elementary school. The objective of this PAE is to expand the Covenant Program with the municipalities: All for the School, offering actions that may contribute to the success of its implementation, aimed at raising the literacy levels of students 07 years old of Juazeiro, BA.pt_BR
dc.description.resumoO presente Plano de Ação Educacional (PAE) trata-se de um estudo de caso do Programa Pacto com os Municípios: Todos pela Escola que se configura numa parceria do Estado da Bahia com os Municípios para alfabetizar as crianças das redes públicas até oito anos de idade e extinguir o analfabetismo. A Secretaria de Educação do Estado partiu da constatação de que os indicadores educacionais da Bahia estavam abaixo das médias nacional e regional. Em Juazeiro - BA, de acordo com os dados obtidos pelo Sistema de Informações da Educação Municipal (SIEM) da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), os índices apontam para baixos níveis de letramento. Entre os anos de 2009 a 2011, período em que a SEDUC implantou o sistema, observou-se que cerca de 60% dos alunos do 2º e 3º anos estavam no nível abaixo do básico. Este PAE pretende contribuir para a ampliação do programa existente, abrangendo quatro dimensões: constituição do Comitê Gestor de Alfabetização Municipal (CGAM), contratação de analistas em alfabetização, gestão e avaliação. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa por meio de leitura bibliográfica de pesquisas que investigam os sistemas educativos exitosos e quais os fatores que influenciam na melhoria dos seus resultados (BRASIL/INEP, 2005; CARNOY, 2009; CEARÁ, 2012; MCKINSEY; COMPANY, 2010; REIMERS; JACOBS, 2009); análise comparativa entre as políticas de alfabetização dos Estados de Minas Gerais e Ceará; pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas com os atores sociais diretamente envolvidos na pesquisa: Secretários de Educação, diretores da SEDUC e equipe que executa o programa no município. Os resultados obtidos no SAEJ Alfa e Provinha Brasil apontam que, apesar dos investimentos feitos, a Secretaria Municipal de Educação não vem obtendo êxito em alfabetizar as crianças até final do 2º ano do ensino fundamental. O objetivo deste PAE é ampliar o Programa Pacto com os Municípios: Todos pela Escola, propondo ações que possam colaborar com o sucesso da sua implantação, visando elevar os níveis de alfabetização dos alunos de 07 anos da rede municipal de Juazeiro, BA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectResultadopt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectPublic Politicspt_BR
dc.subjectResultpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePolítica de alfabetização da rede municipal de ensino de Juazeiro – BA: contribuições para o programa pacto com os municípios - todos pela escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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