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dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763678U6pt_BR
dc.contributor.referee1Burgos, Marcelo Tadeu Baumann-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791040Y2pt_BR
dc.contributor.referee2Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.creatorSakamoto, Rosa Maria dos Santos Manso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4329245T9pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:30:08Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2016-07-13T15:30:08Z-
dc.date.issued2012-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1879-
dc.description.abstractThe federal accreditation system of the Federal Higher Education in Brazil, that controls the regulation and the evaluation of under graduates, was consolidated from the integration of the Law of the National System of Higher Education Assessment (SINAES), Decree number 5773 of 2006 and the Ministry of Education and Culture (MEC) Ordinance number 40 of 2007, reissued in 2010. These documents fix the parameters and the inputs that should be met so that the Federal Under-graduation System can be provided, both by private and public education establishments, including the federal universities. A close look at that system´s outcomes to the reality of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) revealed that the concept and the operational terms of the federal accreditation system did not take into account its specific features and specialties, being it a special agency and a public university, and adopted an inadequate, overly controlling and reductionist bias.pt_BR
dc.description.resumoO sistema federal de acreditação do ensino superior federal, no Brasil, que articula regulação e a avaliação da graduação foi consolidado a partir da integração da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), do Decreto nº 5.773 de 2006 e da Portaria MEC nº 40 de 2007, reeditada em 2010. Esses diplomas estabelecem parâmetros e insumos que devem estar atendidos para a oferta de cursos de graduação, seja pela rede privada ou pela rede pública federal. A observação dos reflexos desse sistema sobre a realidade da UFJF, demonstrou que a concepção e a operacionalização do sistema federal de acreditação não considerou as especificidades e as especialidades próprias de sua natureza, enquanto autarquia especial e enquanto universidade pública, e adotou uma condução inadequada e excessivamente controladora e reducionista.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcreditaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.subjectAccreditationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectRegulationpt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectFederal University of Juiz de Forapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA acreditação no sistema federal de ensino superior e seus reflexos na rotina institucional da UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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