Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18791
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
virginiadefatimacardosomaciel.pdfPDF/A1.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Patrícia Rafaela Otoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9147970279982877pt_BR
dc.contributor.referee2Redig, Annie Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8240510332567772pt_BR
dc.creatorMaciel, Virgínia de Fátima Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T15:59:24Z-
dc.date.available2025-05-27-
dc.date.available2025-05-27T15:59:24Z-
dc.date.issued2025-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18791-
dc.description.abstractThis research was developed as part of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study addresses the theme of inclusive education, aiming to analyze the potential and challenges of specialized educational support provided in a Resource Room of a state school, focusing on its operation and inclusion processes. To achieve this, the study describes the context and the national and state policies and legislation that guide the provision of inclusive education and specialized educational services, as implemented in public schools in Minas Gerais, in accordance with current regulations. The research observed the practices carried out in the school’s Specialized Educational Support (AEE) and identified both strengths and weaknesses. A qualitative methodology was adopted, using a questionnaire involving the key stakeholders in the school inclusion process — AEE teachers and the pedagogical team. The theoretical framework is based on authors such as Mantoan (2003), Santos and Paulino (2008), Azevedo and Cunha (2008), Silva and Leme (2009), Braun and Viana (2011), and Borges (2021), who discuss concepts of inclusion, school management for inclusion, and specialized educational support. The main findings of the study highlight the lack of coordination between AEE teachers and general education teachers, as well as the absence of monitoring and documentation of services provided in the Resource Room. To address these challenges and strengthen inclusion practices, the proposed Educational Action Plan (PAE) includes four key actions: (1) Coordination between AEE and general education teachers during Module II meetings; (2) Professional development; (3) Addressing the lack of documentation; (4) Collaborative work with familiespt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute a temática da educação inclusiva procurando analisar as potencialidades e os desafios do atendimento educacional especializado na Sala de Recursos de uma escola estadual, abordando seu funcionamento e seus processos de inclusão escolar. Para isso, foram descritos o contexto e as legislações políticas da educação especial nacional e estadual que orientam a oferta da Educação Inclusiva, do atendimento educacional especializado e como ele é realizado na escola pública de Minas Gerais, de acordo com as legislações vigentes; foi observado as práticas desenvolvidas na escola no Atendimento Educacional Especializado e das potencialidades e fragilidades encontradas. A metodologia adotada foi a qualitativa, com aplicação de questionário, envolvendo os principais agentes do processo de inclusão na escola, os professores de AEE e a equipe pedagógica. O referencial teórico baseia-se em autores como Mantoan (2003), Santos e Paulino (2008), Azevedo e Cunha (2008), Silva e Leme (2009); Braun e Viana (2011) e Borges (2021) que discutem os conceitos de inclusão, de gestão escolar voltada para a inclusão e o atendimento educacional especializado. Como principais conclusões deste estudo, os resultados da pesquisa evidenciaram a ausência de articulação entre professores do AEE e professores regentes, ausência de monitoramento e registros dos atendimentos na Sala de Recursos. Para superar estes desafios e fortalecer os procedimentos de inclusão, as ações propostas no Plano de Ação Educacional (PAE) abrangem quatro ações principais: (1) Articulação dos professores de AEE e professores regentes durante as reuniões de Módulo II; (2) Aperfeiçoamento Profissional; (3) Ausência de registros; (4) Trabalho colaborativo com as famílias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectSala de recursospt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicept_BR
dc.subjectResource roompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO atendimento educacional especializado na sala de recursos: desafios e possibilidades de processos de inclusão escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons