Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18777
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camilladossantosqueiroz.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Flávio Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6027133580735662pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8582041950201449pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Cristiano Jose-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2088876547211993pt_BR
dc.creatorQueiroz, Camilla dos Santos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T11:14:07Z-
dc.date.available2025-05-27T11:14:07Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18777-
dc.description.abstractThis research aims to explore motion graphics design, its definition, characteristics, and possible applications, particularly as a teaching tool in the field of communication. This will be done through a theoretical survey and a series of short films, also created using motion graphics. The starting point is the definition of the theme and a historical overview, highlighting some of the most significant audiovisual productions of the 20th century. Subsequently, we draw on Mayer’s (2009) multimedia learning theory, in dialogue with other authors, and apply it to the production of the first two episodes of the proposed series.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo abordar o motion graphics design, sua definição, características e possibilidades de utilização, notadamente como ferramenta para ensino na área de comunicação, por meio de levantamento teórico e de uma série de pequenos filmes, também feitos utilizando motion graphics. O ponto de partida surge da definição do tema e do levantamento histórico, apontando algumas das produções audiovisuais mais significativas feitas ao longo do século XX. Em seguida, encontramos suporte na teoria do aprendizado multimídia elaborada por Mayer (2009), em diálogo com outros autores, e aplicamos na realização dos dois primeiros episódios da série proposta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectMotion Graphics Designpt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMultimídiapt_BR
dc.subjectAudio-Visualpt_BR
dc.subjectAnimationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMultimediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleMotion Design como ferramenta de ensino multimídia para profissionais de comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons