https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18777
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
camilladossantosqueiroz.pdf | 2.88 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Flávio Lins | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6027133580735662 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Janaina de Oliveira Nunes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8582041950201449 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Cristiano Jose | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2088876547211993 | pt_BR |
dc.creator | Queiroz, Camilla dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T11:14:07Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T11:14:07Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18777 | - |
dc.description.abstract | This research aims to explore motion graphics design, its definition, characteristics, and possible applications, particularly as a teaching tool in the field of communication. This will be done through a theoretical survey and a series of short films, also created using motion graphics. The starting point is the definition of the theme and a historical overview, highlighting some of the most significant audiovisual productions of the 20th century. Subsequently, we draw on Mayer’s (2009) multimedia learning theory, in dialogue with other authors, and apply it to the production of the first two episodes of the proposed series. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo abordar o motion graphics design, sua definição, características e possibilidades de utilização, notadamente como ferramenta para ensino na área de comunicação, por meio de levantamento teórico e de uma série de pequenos filmes, também feitos utilizando motion graphics. O ponto de partida surge da definição do tema e do levantamento histórico, apontando algumas das produções audiovisuais mais significativas feitas ao longo do século XX. Em seguida, encontramos suporte na teoria do aprendizado multimídia elaborada por Mayer (2009), em diálogo com outros autores, e aplicamos na realização dos dois primeiros episódios da série proposta. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Motion Graphics Design | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Multimídia | pt_BR |
dc.subject | Audio-Visual | pt_BR |
dc.subject | Animation | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Multimedia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.title | Motion Design como ferramenta de ensino multimídia para profissionais de comunicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Rádio, TV e Internet (RTVI) - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License